Estado cadastra laboratórios sergipanos para integrar a Redelab
O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) está cadastrando todos os laboratórios públicos e conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dos 75 municípios do Estado para fazerem parte da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública de Sergipe (Redelab/SE). O cadastro ou a atualização das planilhas podem ser realizados através do preenchimento da guia disponível no Portal da Saúde.
Para o diretor técnico do Lacen, Sérvulo Nunes, a Redelab será uma forma de fomentar o desenvolvimento das ações dos laboratórios que realizam o diagnóstico de doenças de notificação compulsória e doenças/agravos de interesse sanitário, em conformidade com o Plano Diretor de Regionalização do Estado, cumprindo as normas do MS.
As ações realizadas têm como prioridade cadastrar toda a rede de laboratórios, estruturar a rede em sub-redes específicas por agravos ou programas com identificação dos respectivos laboratórios de referência geográfica de abrangências, elaborar propostas de fluxo de recebimento de informação de produção de exames, promover capacitação de profissionais da Redelab, coordenar o Programa de Controle de Qualidade Analítica e supervisionar e assessorar os laboratórios Redelab/SE.
O principal objetivo do cadastramento de todas as unidades laboratoriais de saúde na Redelab é a implementação urgente de uma política para a formação da coordenação e supervisão da sub-rede na integração entre todos os laboratórios do Estado, atendendo à determinação da portaria nº 2606, do Ministério da Saúde.
Segundo a coordenadora da Redelab em Sergipe, Zelma Nascimento, no contexto da rede o Lacen é o coordenador dos demais laboratórios, uma vez que é referência estadual em realização e análises de exames.
"Entre as atividades previstas, está a identificação dos laboratórios privados que farão parte do grupo voltado para a Vigilância Epidemiológica conforme a determinação do Ministério da Saúde", afirma Zelma, ao ressaltar que o cadastro na Redelab será necessário para realizar as recontratualizações necessárias entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os laboratórios conveniados.
Como proceder
Depois de preenchido, o formulário de cadastro deverá ser encaminhado ao Lacen/SE através do e-mail cadastro.redelab@hemolacen.se.gov.br , através do fax (79) 3234-6048, ou ainda por correspondência para a Rua Campo do Brito, 551, bairro São José, Aracaju/SE, CEP 49380-020.
Atualmente, o Lacen realiza mais de 60 tipos de exames diferentes que vão desde a detecção do vírus do HIV a doenças como coqueluche, doença de Chagas, dengue, hanseníase, hepatites, calazar, rubéola, etc. Mais informações sobre o cadastro dos laboratórios podem ser obtidas com a coordenadora da Redelab Zelma Nascimento pelos telefones (79) 3234-6004, (79) 3234-6017 (79) 8827-4920.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado cadastra laboratórios sergipanos para integrar a Redelab – Foto: Márcio Garcez/Saúde