[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes do comércio varejista de Sergipe reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 10, com a diretora do Departamento de Renda e Cidadania (DRC) da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Heleonora Cerqueira, e com a assessora de Gabinete da Secretaria, Rosane Cunha, para realizar um levantamento das demandas de qualificação profissional para o mercado sergipano.

A iniciativa de reunir o poder público e a iniciativa privada tem o objetivo de montar um sistema de integração para o desenvolvimento profissional da população sergipana. Dessa forma, as capacitações profissionais realizadas pelo Estado serão adaptadas à necessidade de empregabilidade das empresas.

De acordo com a diretora do DRC, Heleonora Cerqueira, o encontro tem o objetivo de identificar as principais dificuldades encontradas no setor varejista em relação à qualificação profissional dos candidatos.

Alfabetização

A diretora também ressaltou a participação da Secretaria de Estado da Educação (Seed) nos processos de alfabetização dos alunos. “É fundamental destacar que a Seed irá dar um suporte pedagógico àqueles alunos que não tem um grau de escolaridade elevado”, acrescentou.

A diretora do Serviço de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação, Rivânia Andrade, enfatizou a participação da Seed no processo de qualificação profissional. “Os programas de alfabetização de adultos, como o Sergipe Alfabetizado, serão fundamentais no processo de qualificação profissional dessa população. A ideia é aumentar o nível de instrução dessas pessoas para que não fiquem à margem do mercado de trabalho”, destacou.

O presidente do Clube dos Dirigentes Logistas (CDL) de Aracaju, Samuel Schuster, elogiou a iniciativa e evidenciou a necessidade de cursos de alfabetização. “Nós, que trabalhamos no comércio, observamos que muitos jovens perdem suas vagas por conta da falta de instrução. Essa parceria com a Educação será fundamental no processo de qualificação profissional”.

Disseminação do projeto

Durante a reunião ficou acertada uma participação da Seides em um encontro com presidentes das 19 Câmaras de Dirigentes Logistas espalhadas pelo território sergipano. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas, Gilson Figueiredo, fez o convite.

“Aproveito a oportunidade para convidar a Seides a participar de um encontro no dia 24 de março, onde estarão presentes todos os presidentes das CDLs municipais. Na ocasião, o representante da Secretaria fará uma explanação sobre esse projeto de qualificação profissional”.

O gerente executivo da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Ben-Hur Neres, também solicitou a presença de um representante da Seides num evento promovido pela Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropastoris de Sergipe (Faciase). “Assim, a ideia do projeto será disseminada com outros empresários”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.