[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) reuniu representantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e dos municípios da Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju para discutir o projeto de Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) de Base Familiar: Instrumento Solidário para o Combate à Pobreza. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Seides, sob a coordenação do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN).

O projeto de Agricultura Urbana e Periurbana beneficiará 320 famílias em situação de vulnerabilidade social inseridas em algum dos Programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal, a exemplo do CadÚnico ou Bolsa Família.

“Vamos atender à famílias mais carentes, oferecendo oportunidades para que elas melhorem sua qualidade de vida através da inclusão em projetos de inclusão produtiva, assistência social ou de segurança alimentar e nutricional”, destacou a diretora do DSAN, Vânia Junqueira.

A iniciativa estimula o cultivo de hortaliças, plantas medicinais e frutíferas dentro de um sistema de produção orgânico para fomentar a economia familiar exercida de maneira solidária e combater a extrema pobreza das comunidades urbanas e periurbanas da região metropolitana de Sergipe.

Para o prefeito Gilson dos Anjos, da Barra dos Coqueiros, o projeto chegou na hora certa. “A Barra, embora seja um município que se aproxime da capital, tem uma agricultura muito forte e por meio desse projeto vamos avançar e melhorar a vida daquelas pessoas que vivem da agricultura”, disse.

Israel Tavares Batista, presidente do Instituto Agroecológico Adonias Amparo, em São Cristóvão, ressaltou que a agricultura orgânica é crucial neste momento.

“Precisamos fazer com que as técnicas mais modernas e saudáveis de produção cheguem ao agricultor familiar. Essa é uma oportunidade de fazer com que o produto orgânico chegue à mesa do trabalhador de maneira viável e com um custo compatível com a renda do consumidor”, frisou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.