Estação de tratamento de esgotos do DIA é colocada em operação
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) colocou em operação no mês passado a Estação de Recuperação da Qualidade da Água (ERQ Oeste), localizada no Distrito Industrial de Aracaju. A estação fará o tratamento dos esgotos sanitários daquela região, beneficiando aproximadamente 15 mil pessoas em bairros populosos como Inácio Barbosa, Ponto Novo, DIA e conjunto Médici, entre outros.
A ERQ Oeste trabalha com um moderno sistema de tratamento biológico de esgoto denominado digestor anaeróbico de fluxo ascendente (Dafa), que processa e trata todos os dejetos emitidos por residências e estabelecimentos comerciais do Médici I e Médici II, Ponto Novo, Inácio Barbosa, Jardim Esperança, Beira Rio e Parque dos Coqueiros. Numa segunda etapa, a estação atenderá os bairros Jardins, Garcia, Tramandaí e Leite Neto. A estação tem uma capacidade de projeto de 23.215 quilos de demanda bioquímica por dia (Kg DBO/dia) e está funcionando com uma demanda de 638 Kg DBO/dia, o que permite ampliar o serviço para outras comunidades.
Atualmente, cerca 50% da capital sergipana ainda não possui tratamento de esgoto, um problema histórico encontrado pela atual administração da Deso. No entanto, a entrada em operação de estações de tratamento de esgotos como a ERQ Oeste visam trazer mais qualidade de vida à população e também a preservação ambiental, pois os dejetos da região deixam de ser lançados diretamente no rio Poxim.
Para Jorge Abud, engenheiro químico da Deso e encarregado do tratamento de esgotos, esse trabalho reflete diretamente na saúde da população. "Tratar o esgoto é tão importante quanto fornecer água. Não adianta distribuir água e lançar dejetos sem tratamento, contaminando o solo, lençóis freáticos e afluentes de rios. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, para cada dólar investido em saneamento economiza-se cinco dólares na área de saúde", observou o engenheiro.
Em Aracaju, existem oito unidades de tratamento, entre estações de recuperação de qualidade da água (ERQs) e estações de tratamento de esgoto (ETEs), um complexo sistema que demanda altos custos e investimentos no setor. Projetos de ampliação estão em fase final, principalmente após o anuncio, em Sergipe, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da destinação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que vão contemplar as áreas de tratamento de água e principalmente saneamento básico em Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estação de tratamento de esgotos do DIA é colocada em operação – Foto: Janaína Santos/ASN