[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Todo o esquema de segurança para o Forró Caju 2003 já está pronto. A partir da próxima sexta-feira, dia 20, milhares de pessoas passarão pelo espaço de eventos dos mercados municipais. Efetivos da Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e SMTT vão garantir a segurança dos forrozeiros.
Em reunião realizada no último dia 13, no espaço reservado para a grande festa, representantes das instituições de segurança envolvidas no Forró Caju deste ano discutiram o número dos efetivos que vai atuar no evento e as medidas tomadas para garantir a total segurança das pessoas que forem à festa.
A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do CPMC – Comando do Policiamento da Capital -, vai disponibilizar um efetivo diário de 150 policiais. Segundo o comandante do Policiamento da Capital, coronel PM Magno Silvestre, a CPRP – Companhia de Rádio Patrulha -, a CPTran – Companhia de Policiamento de Trânsito – o Epmont – Esquadrão de Polícia Montada – e o BOPE – Batalhão de Operações Especiais -, vão fazer o policiamento do lado externo dos mercados municipais. “As companhias especializadas cuidarão da chegada e saída das pessoas. Dentro do espaço reservado para a festa, com o auxílio de elevados, que ajudam na visibilidade, e um sistema de comunicação via rádio a segurança dos forrozeiros estará garantida”, informou o coronel.
No espaço interno do evento, um efetivo da Guarda Municipal, composto por 70 guardiões, se juntará aos policiais militares e civis a fim de garantir a segurança das pessoas. “Os guardas municipais estarão nos acessos do Forró Caju. Através de detectores de metal, eles vão abordar cada pessoa que entrar no espaço dos mercados municipais”, garantiu o capitão PM Eduardo, comandante da Guarda Municipal, lembrando ainda que o evento irá dispor de um monitoramento feito por 18 câmeras de vídeo.
Vinte oficiais da SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito -, ao lado dos policiais da CPTran, estarão orientando os motoristas nas vias que dão acesso à festa. O capitão PM Lima Alves garantiu que linhas especiais de ônibus para os principais bairros da grande Aracaju vão sair dos terminais de integração próximos aos mercados municipais. “Para evitar tumulto, seria interessante que as pessoas utilizassem o transporte coletivo”, sugeriu.
A Polícia Civil vai atuar na festa com um efetivo diário de 25 policiais. Segundo a assessoria de imprensa da SSP – Secretaria de Segurança Pública -, será montado um posto policial para que os flagrantes sejam realizados na própria festa.
O Corpo de Bombeiros Militar, com um efetivo diário de 25 militares, vai atuar, além do atendimento de urgência, na prevenção de acidentes e incêndios e no atendimento pré-hospitalar. No último ano, pequenas ocorrências – policiais e médicas -, foram registradas durante os dez dias da festa. Boa parte delas relacionada ao consumo exagerado de álcool. A opinião entre os organizadores da segurança na festa é unânime: “O Forró Caju vai continuar se consolidando como uma das maiores eventos populares do nordeste. Não apenas pelas atrações musicais, mas também pela tranqüilidade durante os dias do evento”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.