[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Capital do Espírito Santo, Vitória é sede da última reunião de 2011 do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Cultura, presidido pela secretária de Estado da Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino. A abertura dos trabalhos aconteceu na quarta-feira, 8, e contou com a presença do governador capixaba, Renato Casagrande, e outras autoridades locais.

O programa ‘Cultura Viva’, a execução do projeto ‘Pontos de Cultura’ nas unidades federativas e o Plano Nacional da Economia Criativa foram os principais temas discutidos no primeiro dia do Fórum, cuja programação tem continuidade nessa sexta-feira, 9. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse que é uma honra para o Estado poder receber a comitiva.

“É fundamental inserir o Espírito Santo nas discussões sobre as políticas públicas para a Cultura. Trata-se de uma área estratégica e é importante trabalharmos seus elementos como instrumentos de inclusão e geração de oportunidades, reforçando a autoestima do povo capixaba e brasileiro”, declarou.

A presidente do Fórum, Eloísa Galdino, disse que a reunião em Vitória é muito significativa. “Ao longo desse ano realizamos os encontros em diferentes regiões do país e, assim, pudemos comprovar o quanto é diversa a cultura brasileira. Também foi notória a participação de chefes de Estado em nossas reuniões, o que mostra a visibilidade que a política cultural vem conquistando no país”, explicou Eloísa.

Debate

O programa ‘Cultura Viva’, do Ministério da Cultura (MinC), ao qual está ligado o ‘Pontos de Cultura’, dominou a primeira rodada de discussões entre os participantes do Fórum. A presidente Eloísa Galdino solicitou que o representante de cada Estado ali presente fizesse um relato sobre a execução do projeto em suas regiões.

Feitas as declarações, Eloísa definiu que um documento assinado pelo Fórum fosse enviado ao MinC, reconhecendo a importância do projeto, mas solicitando uma revisão da atual dinâmica do programa, incluindo alternativas para as mudanças, principalmente no que diz respeito à prestação de contas e morosidade do repasse das parcelas por parte do ministério. 

Num segundo momento da reunião, o Plano Nacional de Economia Criativa foi o centro do debate. Com participação de Marcos André, coordenador do projeto ‘Rio Criativo’, os secretários e dirigentes discutiram a importância do tema e as contribuições que cada unidade federativa pode dar para fazer com que o plano avance.

Durante a sexta-feira, 9, o Fórum receberá o secretário de Articulação Institucional do MinC, Roberto Peixe, que apresentará uma proposta final do projeto de apoio aos Estados para a elaboração dos Planos Estaduais de Cultura. Também no segundo dia do encontro estará Michel Nicolau Netto, que vai discutir estratégias para promoção internacional da música brasileira.

Sobre o Fórum

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura foi instituído em 12 de novembro de 1983. Trata-se de uma entidade civil sem fins lucrativos, com função consultiva e opinativa sobre a política nacional e regional da cultura brasileira.

O Fórum tem por finalidade possibilitar a participação e atuação dos Estados na formulação de diretrizes básicas de uma política cultural comum, e ainda propor mecanismos visando fortalecer os processos do desenvolvimento cultural do País, além de assegurar o intercâmbio artístico e cultural entre os Estados.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.