Escolas sergipanas participarão de pesquisa internacional sobre ensino e aprendizagem
O Estado de Sergipe está inserido na Pesquisa Internacional sobre Ensino e Apredendizagem (Talis), que ocorrerá ainda no segundo semestre de 2012 no Brasil e envolverá 33 países. Essa pesquisa é coordenada internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e em âmbito nacional pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em Sergipe, a pesquisa é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e contará com a participação de 42 escolas, sendo 40 da rede estadual de ensino, 40 de redes municipais, uma da rede federal e uma da rede privada.
A Talis é a primeira pesquisa internacional a levantar dados sobre o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho que as escolas oferecem aos professores. Para levantar esses dados serão aplicados questionários a serem respondidos por gestores e professores do 6° ao 9° anos do ensino fundamental. A aplicação dos questionários será feita por uma empresa a ser contratada pelo Inep e está prevista para ocorrer entre os meses de setembro e novembro. O questionário será elaborado por técnicos da OCDE e Inep.
A professora Rosângela Francisco da Conceição, coordenadora da pesquisa Talis por Sergipe, destaca a importância da iniciativa. “É importante a participação das escolas de Sergipe para que possamos comparar o resultado da pesquisa com outras escolas do Brasil e do mundo. Com essa pesquisa vamos conhecer melhor a opinião dos professores, atores principais do processo, em relação às condições de trabalho e do ensino e aprendizagem”, disse a professora.
Países participantes
Além do Brasil, já confirmaram a participação da pesquisa Talis a Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Estônia, República Tcheca, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, Islândia, Israel, Japão, Coreia do Sul, México, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia, Letônia, Sérvia e Singapura. Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis no sítio: talis.inep.gov.br
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]