[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A maioria das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju já iniciou as matrículas para os novos alunos do Ensino Fundamental. De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Lucia Vieira Menezes, os novatos estão sendo matriculados nas unidades escolares da rede desde o último dia 07 deste mês.
Segundo ela, somente as escolas que ainda não encerraram as atividades letivas de 2001, como Sabino Ribeiro e Olga Benário, irão iniciar as matrículas a partir desta segunda-feira, dia 14.
Conforme Ana Lucia, nas escolas onde é registrado um menor fluxo de matrícula, a Semed – Secretaria Municipal de Educação – irá implementar uma campanha, com a utilização de carro de som e distribuição de folder convidando os pais a matricular os filhos na escola do bairro onde reside.
Ela informou que na rede municipal há escolas com um quadro de superlotação e outras onde há um déficit de matrícula. “Em geral, nos bairros onde as escolas estão superlotadas, os pais não aceitam que seus filhos estudem em unidades situadas em outras localidades. Mesmo com a oferta de transporte escolar para o deslocamento dos alunos por parte da Semed, há uma rejeição muito grande”, afirmou.
A secretária revelou que para solucionar a questão da superlotação e ampliar a matrícula, a Semed está alugando alguns espaços ociosos. “Este ano, nós iremos ampliar a matrícula na Educação Infantil, porque é obrigação do município atender as crianças da faixa etária de 04 a 06 anos”, disse, ao acrescentar que duas escolas deste nível de ensino foram transferidas do Estado para o município, a Raquel Porto, situada no bairro Siqueira Campos, e a Bebé Tiúba, localizada no conjunto Médice.
Ana Lucia disse ainda que com a transferência da Bebé Tiúba para o município, a Escola Dom Avelar está sendo transformada numa pré-escola para atender as comunidades dos bairros São Carlos e Veneza.
Outros bairros como: Soledade, Santos Dumont e Coroa do Meio também contarão com novos espaços, que serão locados para o funcionamento de escolas. Além disso, a Semed está transformando o anexo II da Escola Municipal Laonte Gama, localizada no conjunto Orlando Dantas, numa pré-escola. “Nós já estamos inclusive efetuando campanha de matrícula, para que a população do Orlando Dantas, Canal Santa Maria, loteamento Marivan e São Conrado possam matricular seus filhos”, observou.
Na Terra Dura, a Secretaria Municipal de Educação está alugando um prédio, onde funcionará a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Diomedes Santos Silva, e está construindo uma pré-escola, que terá o nome do professor Paulo Freire.
A secretária informou também que com a desapropriação da Amab, feita no final de 2001, será inaugurada uma nova escola que terá o nome do sociólogo Manoel Bomfim. “A secretaria também está buscando espaço no Mosqueiro para efetuar a ampliação da Escola Elias Montalvão, que possui uma grande procura de matrícula. Além disso, estamos implementando a ampliação da Escola José Carlos Teixeira, com a construção de uma nova sala de aula, que dará um melhor atendimento à população do Mosqueiro na questão do Ensino Fundamental”, afirmou.
Ao concluir, Ana Lucia revelou que a Semed também está procurando área para alugar no bairro Porto Dantas, visando a ampliação da matrícula da pré-escola e aguardando resposta da Secretaria de Estado da Educação para doação de um terreno no Coqueiral, onde será construída uma pré-escola.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.