[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A distribuição das urnas e das cédulas nas 57 unidades de ensino do município na manhã de hoje foi o último preparativo para as eleições dos coordenadores geral, pedagógico e administrativo das escolas, que serão realizadas nesta quarta-feira, dia 10, a partir das 8 horas da manhã. De acordo com o coordenador de Gestão Escolar e do processo eleitoral, Adelmo Menezes Santos, tudo está acontecendo com tranqüilidade e sem maiores problemas.

“Não houve nenhum tipo de propaganda nas escolas no dia de hoje, como manda o regulamento, e também nenhum pedido de impugnação até o momento. Tudo está acontecendo sem nenhum problema e amanhã teremos uma retomada no processo democrático que a categoria esperava desde 1996”, disse o coordenador.

Além da coordenação geral, composta por dois representantes do Sindicato dos Profissionais do Magistério de Aracaju (Sindipema) e três da Secretaria Municipal de Educação (Semed), cada escola conta com a sua própria comissão eleitoral responsável pela organização e fiscalização do pleito na unidade. Durante as eleições, 10 equipes da Semed, em cada turno, percorrerá as 57 escolas prestando todo o apoio necessário.

A ELEIÇÃO
Amanhã, a partir das 8 horas da manhã terá início a votação que determinará os novos coordenadores das unidades de ensino do município. Algumas escolas concorrerão com duas chapas e outras com apenas uma, aos cargos que terão mandato de dois anos. O número de alunos de cada unidade determina quantos cargos são pleiteados. As unidades com até 200 alunos, um coordenador geral; De 200 a 501 alunos, dois coordenadores (geral e pedagógico); Até 1000 alunos, 3 coordenadores (geral, pedagógico e administrativo); Acima de 1000 alunos, 4 coordenadores (1 geral, 2 pedagógicos e 1 administrativo).

Alunos com idade acima de 14 anos e pais de alunos menores de 14, além de funcionários e professores terão direito ao voto. Cada uma dessas três categorias votará em separado, para isso as escolas contam com três urnas e três tipos de cédulas correspondentes: branca para alunos e pais; azul para os funcionários e amarela para os professores. Segundo Adelmo Menezes, houve grande divulgação convocando a comunidade a participar das eleições. “A escola e a comunidade estão abraçando o processo eleitoral, os pais estão sendo convocados e estão participando”, contou.

A apuração terá início logo após o encerramento da votação. Nas escolas que possuem turnos letivos durante manhã e tarde, a contagem dos votos começa às 5 horas. Já nas unidades que funcionam também no período noturno, a apuração começará às 9 horas. De acordo com o coordenador, a previsão é que o resultado de muitas escolas já seja conhecido ainda na tarde de amanhã.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.