Escolas de Sergipe terão acesso à internet com banda larga
Um total de 604 escolas municipais e estaduais de Sergipe terá acesso à internet com banda larga. A partir do Programa ‘Banda Larga nas Escolas’, elaborado pelo Ministério das Comunicações, o Governo Federal pretende democratizar e melhorar o acesso dos alunos da rede pública de ensino. Na manhã desta quinta-feira, 3, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, assinou o termo que formaliza a adesão do Estado a esse programa junto ao presidente da companhia de telefonia Oi, Luiz Eduardo Falco. A solenidade aconteceu no auditório do Palácio dos Despachos.
Nos próximos 45 dias, está previsto o atendimento a 88 escolas estaduais nos municípios de Aracaju, Estância, Itabaiana, lagarto e São Cristóvão. "Hoje, a exclusão digital é algo que precisa ser combatido. Ela compõe o conjunto da exclusão social. Crianças, jovens e comunidades que não têm acesso à internet e aos seus serviços são pessoas que não têm igualdade de oportunidades. Iniciam a disputa pelas oportunidades em uma situação inferior", declarou o governador Marcelo Déda.
O presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, destacou o pioneirismo do governador Marcelo Déda no que se refere à adesão ao programa. "Ao lado do Governo da Bahia, Marcelo Déda larga na frente de outros governantes mostrando que o bem estar social da sua população é sempre levado em consideração. Temos tido demonstrações de que o Estado de Sergipe está muito à frente do seu tempo", afirmou.
A instalação da banda larga será feita em três etapas. Das 604, 40% das instituições receberão o programa no primeiro ano, 40% no segundo ano do convênio e 20% no último ano. "Além de banda larga gratuita, vamos fornecer o modem. A escola fica responsável apenas pela colocação do computador. O que queremos é usar infra-estrutura de telecomunicações para que possamos fazer a inclusão digital dessas crianças", explicou Luiz Eduardo.
Marcelo Déda fez questão de frisar que apenas a instalação das tecnologias não basta para oferecer ao aluno uma educação de qualidade. "É claro que precisamos trabalhar com nosso magistério mecanismos e instrumentos para que a internet não vire apenas uma forma entretenimento. Na escola, ela é instrumento fundamental no processo educativo para que o aluno aprofunde seus conhecimentos".
Programa
‘Banda larga nas Escolas’ foi criado pelo Ministério das Comunicações em parceria com as operadoras de telecomunicações. O objetivo é levar acesso de banda larga à Internet para cerca de 56.600 escolas públicas espalhadas pelo país até 2010. Esse total de estabelecimentos de ensino corresponde a 37,1 milhões de alunos ou 84% dos estudantes do ensino básico.
"Nós assinamos um documento que traduz uma parceria entre Ministério das Comunicações e das operadoras brasileiras com o objetivo de levar acesso gratuito aos estudantes e professores, servidores das escolas públicas brasileiras. A meta estabelecida pelo presidente Lula é levar acesso gratuito a internet para quase 60 mil escolas publicas em todo território nacional", pontuou o governador.
Inovação
A Secretaria de Estado da Educação está informatizando todas as escolas. O projeto de informatização se baseia em quatro eixos. O primeiro é o eixo do ensino, onde escolas estão recebendo laboratórios de informática. O outro eixo é a informatização do eixo administrativo, através do qual se tem um maior controle sobre as informações da escola. Também faz parte destes eixos a qualificação dos professores para que os eles possam utilizar esses materiais de forma mais eficiente. Por fim, o quarto eixo fornece computadores para os próprios professores através do Programa de Inclusão Digital dos Profissionais do Magistério Público (Proid).
O secretário de Estado da Educação, José Fernandes Lima, disse que o acesso com banda larga está em consonância com os projetos da secretaria. "Esse sistema de banda larga vem permitir essa conexão com muito maior velocidade. Portanto é uma ação para fortalecer todo esse projeto de informatização que já está sendo implantado", garantiu o secretário.
Segundo Lima, a busca do conhecimento deve ir além daquele visto em sala de aula. "Não adianta passar somente o conhecimento tradicional, mas precisamos inserir os alunos na era digital. Quando instalamos esses laboratórios nas escolas, nós discutimos com os professores, explicando que a informática não deve ser tratada de forma descontextualizada. A nossa idéia é que nossos alunos consigam navegar no sistema já dentro da idéia da web 2.0", explicou.
Presenças
Particparam da solenidade os secretários de Estado da Casa Civil, José de Oliveira Junior, da Comunicação Social, Eloísa Galdino, Articulação Política, Jorge Araújo, da Administração, Jorge Alberto, do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, o secretário de Estado da Cultura, Luis Alberto, da Segurança Pública, Kércio Pinto, e da Infra-Estrutura, Oswaldo Nascimento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Escolas de Sergipe terão acesso à internet com banda larga – Foto: Márcio Dantas/ASN