Escolas de ensino infantil realizam plenária do Pepe
[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Por meio de debates e muita interação entre professores, pais de alunos e representantes dos Conselhos Escolares foi realizada na manhã de hoje, 25, mais uma Plenária do Planejamento Estratégico e Participativo da Educação (Pepe) nas Unidades de Ensino Infantil José Garcez Vieira e Profª Quintina Diniz, localizadas no bairro Siqueira Campos. A plenária teve como coordenadores Adelmo Menezes, Rita de Cássia Dória, Rosa Cristina Ettinger, Aurora Ferreira, Cristina Cabral e Ana Maria Macedo.
Entre os assuntos discutidos nas escolas foi abordada a importância dos Direitos da Criança, o direito a atenção individual, a brincadeira, a proteção e afeto, capacidade de expressão, identidade cultural, expressão de sentimentos, capacidade de expressão da criança. Também foram discutidos aspectos da importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Estrutura Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, abordando os seguintes sub-temas: Identidade e autonomia da criança, formação pessoal e social, conhecimento de mundo e orientações didáticas.
Para a representante da Divisão de Educação Infantil, Rosa Cristina Ettinger, a educação infantil é muito importante para a vida das crianças e para a formação de sua personalidade. “A pré-escola facilita o desenvolvimento da criança, ajuda a criança a ser comunicativa, extrovertida, e isto reflete na vida adulta”, ressaltou Rosa Cristina.
As cinco metas definidas para a escola Profª Quintina Diniz foram: Adquirir a casa vizinha para construção de três salas de aula e parque infantil; transformar o pavimento superior em sala dos professores, coordenação e suporte pedagógico; estabelecer vigilância permanente durante o dia e nos finais de semana; adquirir materiais permanentes, como cadeiras, tv, vídeo, computador e fogão industrial com forno; implantar brinquedoteca com literatura e criação de área verde com destaque para uma “Farmácia Viva”.
Já na Emei José Garcez Vieira as prioridades para a Unidade de Ensino foram: Aquisição de Recursos didáticos/pedagógicos, tv, vídeo, computador e mobiliários adequados para a Educação Infantil; formação continuada para professores e funcionários que trabalham com educação infantil; mecanismos para que se efetive o atendimento médico, odontológico e ambulatorial para a saúde das crianças; adequação dos espaços físicos para o desenvolvimento de atividades diversificadas com alunos (parque infantil, banco de areia, sala de professores) e por último solicitação de guardas para garantir segurança na Unidade de Ensino.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Entre os assuntos discutidos nas escolas foi abordada a importância dos Direitos da Criança, o direito a atenção individual, a brincadeira, a proteção e afeto, capacidade de expressão, identidade cultural, expressão de sentimentos, capacidade de expressão da criança. Também foram discutidos aspectos da importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Estrutura Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, abordando os seguintes sub-temas: Identidade e autonomia da criança, formação pessoal e social, conhecimento de mundo e orientações didáticas.
Para a representante da Divisão de Educação Infantil, Rosa Cristina Ettinger, a educação infantil é muito importante para a vida das crianças e para a formação de sua personalidade. “A pré-escola facilita o desenvolvimento da criança, ajuda a criança a ser comunicativa, extrovertida, e isto reflete na vida adulta”, ressaltou Rosa Cristina.
As cinco metas definidas para a escola Profª Quintina Diniz foram: Adquirir a casa vizinha para construção de três salas de aula e parque infantil; transformar o pavimento superior em sala dos professores, coordenação e suporte pedagógico; estabelecer vigilância permanente durante o dia e nos finais de semana; adquirir materiais permanentes, como cadeiras, tv, vídeo, computador e fogão industrial com forno; implantar brinquedoteca com literatura e criação de área verde com destaque para uma “Farmácia Viva”.
Já na Emei José Garcez Vieira as prioridades para a Unidade de Ensino foram: Aquisição de Recursos didáticos/pedagógicos, tv, vídeo, computador e mobiliários adequados para a Educação Infantil; formação continuada para professores e funcionários que trabalham com educação infantil; mecanismos para que se efetive o atendimento médico, odontológico e ambulatorial para a saúde das crianças; adequação dos espaços físicos para o desenvolvimento de atividades diversificadas com alunos (parque infantil, banco de areia, sala de professores) e por último solicitação de guardas para garantir segurança na Unidade de Ensino.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]