[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi lançado nesta segunda-feira, 18, o programa "Oi Tonomundo", que irá beneficiar 30 escolas da rede estadual com alunos de 5ª à 8ª série. A abertura oficial aconteceu na Divisão de Tecnologia (DITE), ligada à Secretaria de Estado da Educação (SEED), e contou com a presença de professores que serão capacitados para atuar no programa. O secretário da Educação, professor José Fernandes de Lima, destacou a importância das novas tecnologias em sala de aula. "Essa iniciativa mostra os caminhos que devemos seguir para melhorar a educação em Sergipe, valorizando o professor e percebendo o potencial do aluno", disse.

O "Tonomundo" oferece ao aluno diversas opções de conhecimento que podem ser aplicadas com o uso de novas tecnologias. "O projeto oferece à escola as ferramentas necessárias, através da informação e da comunicação, para adotar uma posição ativa em um mundo caracterizado por constantes transformações", disse Miriam Carvalho, executiva de relações institucionais da Telemar em Sergipe.

De acordo com ela, o projeto tem apresentado resultados positivos em todos os locais onde foi implantado. "No município de São Domingos, na Escola Estadual Emiliano Ribeiro, temos um caso de sucesso. O projeto foi aceito por todos e atualmente é de grande importância para o ensino naquela unidade", exemplificou. O projeto "Oi Tonomundo" oferece, através da sua metodologia, cursos complementares aos alunos com assuntos ligados à Mídia, Educação, Empreendedorismo, Ética e Rádio na Escola.

Inclusão Digital

Para André Couto, representante do Instituto Oi Futuro, entidade responsável pela implantação do programa em parceria com a SEED, a escola não consegue acompanhar os avanços tecnológicos. "Essa é uma realidade que precisa ser mudada. O uso da tecnologia nas escolas é fundamental para o conhecimento do aluno e do professor", ressaltou.

"A partir da utilização da tecnologia como ferramenta educacional em escolas públicas, contempladas com laboratórios de informática conectados à internet, temos uma democratização do conhecimento, a inclusão social e digital, promovendo ainda o desenvolvimento sustentável em localidades remotas, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano", acrescentou André Couto.

Todo o trabalho de capacitação dos professores é realizado pela Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola do Futuro. "A universidade fica encarregada de treinar os professores da rede estadual e mostrar a eles como é a metodologia do trabalho. Nosso objetivo também é transformá-los em multiplicadores, para cada vez mais expandir o projeto. Nosso foco é oferecer oportunidades aos alunos frente ao mercado de trabalho", disse Silvia Fichmann, representante da Escola do Futuro.

Capacitação

Para treinar os professores da rede pública estadual que trabalharão no programa, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) vai realizar um curso no período de 18 a 22 de junho, na sede da Divisão de Tecnologia (DITE), que fica localizada no 15º andar do Edifício Estado de Sergipe. De acordo com as informações da diretora da DITE, professora Nádia Cardoso, "o curso presencial será de grande importância para que os técnicos da secretaria se familiarizem com o Projeto".

As informações sobre o programa "Oi Tonomundo" ainda serão levadas às Secretarias de Estado do Meio Ambiente, Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Comunicação Social e Planejamento. No total, serão atendidos 30 formadores mediadores de órgãos públicos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.