[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Vivenciar um mundo de encantamento, fantasias e sonhos, onde a realidade e o faz de conta funde-se e confunde-se. É dessa forma que desde o dia 4, crianças de 4 a 6 anos, que integram a Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara Machado, situada na rua Minervina Barros, 70, bairro Santos Dumont, participam do projeto “O Folclore Nosso de Cada Dia”.
O projeto tem o objetivo de trabalhar o folclore brasileiro com a Educação Infantil explorando a leitura dos livros das lendas e contos, brincadeiras folclóricas, simpatias, ditados populares, superstições e dramatização de personagens folclóricos, trava-língua, danças, músicas e outras atividades.
Segundo a coordenadora geral da escola, Leila Argollo de Sousa, o trabalho é bastante prazeroso. “Há uma interação e uma integração de todos que constituem a escola, contribuindo para um melhor aproveitamento desse projeto por parte das crianças”, disse.
Mas as brincadeiras não são exclusivas às crianças. Todas às segundas, quartas e quintas feiras, nos horários das 15h30 às 17h30, é reservado um espaço para atividades voltadas diretamente para as mães. Freqüentemente é possível vê-las brincando com seus filhos, numa informal e espontânea integração que garante à criança segurança e estabilidade emocional.
No projeto ainda estão incluídas atividades especiais com grupos folclóricos das escolas municipais de outros bairros e da Secretaria de Assistência Social.
A EMEF Manuel Bandeira dará sua contribuição com a apresentação de quadrilha e samba de coco; a EMEF Letícia Soares levará o grupo pastoril, a EMEF Olga Benário apresentará a dança folclórica, o Peti – Madre Tereza de Calcutá contribuirá com a capoeira e a ciranda será apresentada pelo próprio núcleo Maria Clara Machado. “Esses núcleos de ensino agem como multiplicadores importantes da cultura popular. Essa interação das escolas se faz muito importante na valorização das atividades culturais”, completa a coordenadora.
A programação acontece até o próximo dia 22, dia do Folclore Brasileiro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3”][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.