Escola Estadual São Cristóvão promove “Educação a Favor da Vida e Contra o Crack”
Alunos da Escola Estadual São Cristóvão, em Aracaju, vão participar neste mês de novembro, de diversas atividades relacionadas ao programa “Educação a Favor da Vida e Contra o Crack”. Serão realizadas palestras ministradas pelo Conselho Tutelar e pelo Ministério Público, visando mobilizar não só os alunos, mas também as famílias. Na oportunidade, a comunidade escolar poderá pedir conselhos, tirar dúvidas e conseguir orientação sobre a prevenção ao uso de drogas.
O programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed) com o gabinete da primeira-dama, Eliane Aquino, e tem como objetivo sensibilizar os alunos para o combate ao crack. De acordo com a coordenadora do evento, professora Eneida Conceição e Silva, o evento teve início na escola no período de 19 a 22 de outubro, quando cerca de 60 alunos da 3ª e 4ª séries, além dos professores, tiveram a oportunidade de assistir palestras ministradas por representantes do Proerd (Polícia Militar), Conselho Tutelar e do Ministério Público (MP).
A temática era focada no combate ao crack, mas os debates se deram sobre todos os tipos de drogas. A enfermeira Angélica Moura Araújo, da Petrobrás, ministrou palestra com o tema “Drogas e a Saúde”.
Atividades
A escola foi mobilizada nos dias de palestras, tendo a culminância com a gincana “Drogas, não quero isso pra minha vida!”, com a participação dos alunos com criação de slogans, peças teatrais, pesquisas sobre as drogas, cartazes, produção de poesias, paródias, entre outras atividades.
Os alunos da 4ª série também estão participando do concurso de desenho, que está sendo promovido pela Seed, sobre o combate às drogas. “O mais importante é levar o conhecimento. O trabalho foi positivo, pois um dos grandes motivos de se aproximar das drogas é a falta de informações sobre elas, o que procuramos fazer desmistificando o tema”, disse a professora Eneida, afirmando que os alunos foram bastante participativos.