[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Novas idéias para elaboração de projetos inovadores. Esse foi um dos resultados positivos do registro fotográfico e ambiental feito na manhã de hoje, 25, pelos mais de 42 alunos da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga Benário, no bairro Santos Dumont.

Acompanhados da coordenadora geral da escola, Joana D’arc Meireles, da professora de Ciências, Terezinha Basílio, e da professora de Linguagens Artísticas, Ana Maria Basílio, os alunos percorreram as redondezas do bairro Santos Dumont detectando e fotografando as localidades onde existem degradações ambientais.

De imediato, os alunos criticaram as precárias condições de higiene de um terreno abandonado localizado em frente à escola. Nele, freqüentemente são queimados sacos de lixo, o que agrava a poluição no bairro. No terreno também podem ser vistos pneus dispostos nas raízes das árvores, uma razão para impedir o crescimento das plantas.

O contato com os moradores do bairro redirecionou as pesquisas dos estudantes. Eles se surpreenderam ao encontrar espaços para coletas de lixo nas residências do bairro. Isso, segundo os estudantes, contribui para o saneamento básico tão necessário para uma melhor qualidade de vida. “São atitudes como essa que trazem novos conceitos para a saúde do ambiente nas escolas, nas residências e nas próprias ruas”, comentou a coordenadora Geral da Escola, Joana D’arc Meireles.

A iniciativa dos educadores despertou nos alunos novos conceitos de preservação, e o interesse de participar ainda de forma mais ativa para uma melhor ambientação da escola. A partir das pesquisas feitas na manhã de hoje, os alunos irão construir painéis e levantar debates sobre questões relacionadas ao meio ambiente e a melhores condições de sobrevivência.

A convite dos próprios alunos da EMEF Olga Benário, nos dias 1 e 2 de junho, o advogado Gerônimo Basílio São Mateus irá ministrar na escola palestras sobre Direito Ambiental. No dia 4, cinco painéis com o diagnóstico dos registros feitos pelos estudantes serão apresentados à comunidade. Enfocando os quatro elementos formadores do planeta: ar, água, fogo e terra, os painéis pretendem incentivar o cultivo de novos hábitos de preservação ambiental.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.