[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) entregará no dia 16 de abril, às 8h, no auditório da Codise, a certificação Escola Amiga da Voz, ano base 2009, a uma escola da rede estadual de ensino. É a primeira vez que uma unidade escolar é certificada por se destacar em atividades de promoção à saúde vocal. A certificação contou com o credenciamento da Academia Brasileira de Laringologia e Voz e da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

O representante da Academia Brasileira de Laringologia e Voz em Sergipe, Jéferson Sampaio D’Avila, afirmou que as atividades de educação vocal da Seed se destacam por seu pioneirismo e devm ser seguidas por representantes de outros estados.

“Essa é uma atitude inédita no país. Temos certeza de que Sergipe é modelo para o Brasil, através de ações que conscientizam sobre a importância da voz no cotidiano daqueles que estão em sala de aula”, afirmou.

Serão certificadas ainda duas escolas que ficaram em segundo e terceiro lugares. Participaram da campanha Amiga da Voz 14 unidades de ensino da rede estadual, no período de abril a dezembro de 2009.

Campanha

Desde 2008 que a Seed iniciou, através do Departamento de Recursos Humanos Estratégico/Rede QualiVida, um programa de educação vocal com o objetivo de levar aos educadores de Sergipe informações sobre os cuidados com o principal instrumento de trabalho: a voz.

No primeiro ano foi lançada a campanha Pela Voz do Educador com o tema “Educar a Voz para sempre ter o que falar”. Em 2009, foi dada continuidade à campanha com o tema “Adote um Minuto de Silêncio em sua Escola”. No mesmo ano também foi lançada a certificação “Escola Amiga da Voz”. Neste ano as atividades continuarão com a certificação e oficinas de voz nas escolas da rede estadual de ensino.

Pesquisa

Durante a solenidade de certificação será apresentada a pesquisa Perfil Vocal e Fatores Associados à disfonia na Secretaria de Estado da Educação, realizada por técnicos da Rede QualiVida, coordenada pela fonoaudióloga Neuza Sales.

“O resultado final dos trabalhos desenvolvidos pelas 14 escolas participantes do programa foi analisado por representantes da Academia Brasileira de Laringologia e Voz e da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia/Departamento de Voz, através de relatórios elaborados pela equipe do programa de Educação Vocal da Rede QualiVida”, explica Silvio Oliveira.

Segundo ele, foram realizadas uma oficina de sensibilização com a equipe gestora das unidades escolares e mais duas oficinas de voz, além de uma atividade final, através da qual foram mostrados à equipe do programa os resultados alcançados, como minimização de ruído no ambiente escolar, técnicas de aquecimento e desaquecimento vocal e adoção do minuto de silêncio.

Veja as escolas participantes:

 

DEA

E.E. Gov João Alves Filho

 

E.E. Leandro Maciel

E.E. John Kennedy

E.E. José de Alencar Cardoso

DRE 1

E.E. Gumercindo Bessa

DRE 2

E.E. Senador Leite Neto

E.E. Nossa Senhora da Piedade

DRE 3

E.E. Prof. Nestor Carvalho de Lima

DRE 4

E.E. Senador Gonçalo Rollemberg

DRE 5

E.E. General Calazans

DRE 6

E.E. Cesário Cerqueira

DRE 7

E.E.Eulina Batista de Melo

DRE 8

E.E. Nilson Socorro

DRE 9

E.E. Evangelina Azevedo

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.