[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Colégio Estadual Governador Valadares, situado no bairro 18 do Forte, abriu as portas no último sábado, 15, para a realização do I Festival de Esporte, Cultura e Arte do Programa Escola Aberta. O evento aproximo a escola da comunidade e, durante toda a tarde, alunos e moradores da região participaram de atividades recreativas e esportivas. O Festival reuniu ainda integrantes do programa Escola Aberta dos colégios Olavo Bilac, Lucila Moraes, Leandro Maciel e do Caic Geraldo Barreto Sobral.

"Esse programa trouxe uma grande melhoria para a escola. Temos como exemplo a redução dos índices de depredação física do prédio, porque neste caso a comunidade está presente e sabe valorizar o ambiente", disse o diretor do Colégio Governador Valadares, José Capitulino. "A escola está sendo utilizada como espaço público. Este é realmente o objetivo", afirmou.

Foram realizadas apresentações culturais, como dança e música, que contou com a participação da banda marcial do Governador Valadares. "Essa é uma banda muito importante, já que ela existe desde a inauguração do colégio. Abrir a escola para a comunidade é fundamental para a melhoria do nosso trabalho, pois os alunos mostram suas habilidades", disse o professor Epaminondas Francisco de Almeida, que coordena as atividades da banda marcial.

Na quadra de esportes, as atividades foram o voleibol, o futsal e as apresentações de skatistas. Também foram realizadas feiras de artesanato contendo biscuit, pintura e bijuteria. Campeonatos de judô, karatê, basquete e capoeira, assim como demonstrações das aulas de Inglês, Mecânica, Eletricidade e Informática.

O festival terá mais duas etapas. A próxima acontece no dia 29 de março no Colégio Estadual José Alves do Nascimento, no bairro Coqueiral, com as escolas Antônio Fontes Freire, Gilberto Freire, Jorge Amado e Castelo Branco. A última fase ocorrerá no dia 5 de abril, no Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, em São Cristóvão, com representantes dos colégios Petrônio Portela, Barão de Mauá e do Caic Ministro Armando Rollemberg.

Escola Aberta

O programa oferece atividades culturais e esportivas, nos fins de semana, para pais, alunos e funcionários de 14 unidades de ensino, e para os moradores que residem no entorno das escolas. Segundo a coordenadora do programa, Cledida Maria Machado, o Escola Aberta é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e o Ministério da Educação, sendo desenvolvido com os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.