Equipes da Saúde continuam atendendo no Arraiá do Povo
A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e voluntárias do Grupo Mamafest, do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), continuam atendendo as pessoas até o próximo sábado, 30, no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia.
A Visa dispõe de três turmas com seis pessoas cada, revezando-se desde o dia 1º de junho, quando os festejos na Orla de Atalaia começaram. Os técnicos do órgão continuam fiscalizando os bares e os ambulantes, quanto às condições de higiene e a manipulação dos alimentos. Eles também distribuem panfletos, bem como preservativos e porta-camisinhas.
"A partir do último dia 15, quando foi desmontada a estrutura de palco na Orla, os servidores da Vigilância Sanitária Estadual ficaram responsáveis por distribuir os preservativos e os porta-camisinhas no Arraiá do Povo", informou Acácia Cardoso, fiscal da Visa. Segundo ela, os bares atendem às normas da Vigilância. "As pessoas podem consumir os alimentos sem receio, porque os estabelecimentos do Arraiá do Povo estão seguindo as nossas solicitações", afirmou.
A Vigilância recebe denúncias sobre irregularidades na comercialização de alimentos e bebidas durante 24 horas através do telefone (79) 8824-8157, e ainda na barraca da Secretaria de Turismo de Sergipe (Setur), na cidade cenográfica montada na Orla de Atalaia.
Grupo Mamafest
O grupo Mamafest, formado por 48 pacientes e acompanhantes do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), também participa da festa no Arraiá do Povo. Até o fim do mês acontece a exposição dos trabalhos manuais produzidos pelas integrantes.
Estão sendo comercializados vasos decorativos, peças bordadas, como panos de prato e toalhas de mesa, tapetes e pintura em seda. Tudo feito pelas pacientes para resgatar sua auto-estima através da terapia ocupacional. "O dinheiro arrecadado com a venda dos produtos é revertido para a compra de material e também serve como renda extra para as mulheres que produzem as peças", explicou Edna Leite, professora voluntária do grupo.
De acordo com Edna, o Mamafest sempre faz bazar na radioterapia do hospital. Se alguém tiver interesse em comprar depois que acabar o Arraiá do Povo, basta ligar para o número (79) 3044-2286 ou para a o setor de radioterapia do HUSE, através do número (79) 3216-2912.
Samu
Com o término do maior movimento de pessoas no Arraiá do Povo, o Samu 192 Sergipe passou a disponibilizar uma Unidade de Suporte Básico (USB), com uma equipe de profissionais de saúde prontos para atender ao público da festa.
Nas principais cidades que têm festejos juninos no interior do Estado, o Samu está presente. Segundo a coordenadora de enfermagem do Serviço, Conceição Mendonça, o público que viaja para o interior pode ficar tranqüilo em caso de alguma emergência, já que o atendimento está sendo garantido pelas Unidades de Suporte Básico (USB) e Avançado (USA), além de um Veículo de Intervenção Rápida (VIR), que fica de sobreaviso em áreas com maior movimentação e tem capacidade para atender até 40 vítimas em acidentes de maiores proporções.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Equipes da Saúde continuam atendendo no Arraiá do Povo – Foto: Isa Vanny