[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã do último sábado,17, o gestor da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Oliveira Júnior, o subsecretário de Administração e Logística, Walter Pereira Lima e a equipe técnica da Secretaria conferiram os últimos detalhes do novo Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), localizado na Rua do Turista, Centro de Aracaju, que será inaugurado da próxima terça, 20.

O novo centro funcionará de segunda à sexta, das 7h15 às 17h45, e aos sábados, das 7h15 às 12h45. O novo Ceac contará com órgãos parceiros como: Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), Tribunal Regional Federal (TRF), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público do Estado (MPE), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Superintendência de Transporte (Setransp), Companhia de Saneamento (Deso) e Banco do Estado de Sergipe (Banese). Serão ofertados 85 serviços, com capacidade de gerar cerca de 900 atendimentos ao dia.

Estabelecer um modelo de atendimento focado no cidadão, oferecendo serviços de qualidade, com agilidade, através da integração de diversos órgãos públicos, fomentando a cidadania no Estado de Sergipe. Esses são os objetivos do novo Ceac.

Diante do grande volume da procura do recadastramento biométrico, o novo Ceac nasce com uma proposta diferenciada: em parceria TRE, o centro traz oito postos de atendimento para facilitar a vida dos eleitores sergipanos. “Adequamos a estrutura do Ceac da Rua do Turista para dar maior conforto aos cidadãos, inclusive estamos disponibilizando um espaço extra para o atendimento do TRE, para que as pessoas possam realizar os agendamentos em ambientes climatizados para dar mais conforto aos usuários do serviço”, explicou Oliveira Júnior, secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Os serviços de inspeção veicular, ofertado pelo Detran, e os serviços da Secretaria de Segurança Pública (SSP) não estarão disponíveis no novo Centro.

Capacitação dos servidores do novo Ceac

Além das instalações modernas e seguras, a Seplag preocupou-se em oferecer um atendimento dinâmico. Através da Escola de Governo, a pasta capacitou seus servidores com o curso ‘Qualidade no atendimento ao Cliente’. “ Atenderemos pessoas em várias situações e devemos preparar e qualificar os nossos colaboradores para esse desafio”, explicou Maria Klésia, facilitadora do curso.

“É muito gratificante participar de cursos como esse, pois trabalho há 30 anos e precisamos de atualização constante”, assegurou Maria Gorete Cardoso, do Ministério Público de Sergipe.

O subsecretário de Administração e Logística, Walter Pereira, destacou que o curso é uma das ações da política de valorização dos servidores dos Centros de Atendimento ao Cidadão. “Estamos investindo em políticas de valorização dos servidores, pois entendemos que esse é o primeiro passo para que possamos alcançar excelência em atendimento ao cliente. Servidores motivados e capacitados resultam em atendimento de qualidade e o maior beneficiário é o cidadão”, pontuou.

Rua do Turista

A antiga Rua 24 Horas de Aracaju, atual Rua do Turista, foi criada em 1994. Inspirada no modelo de Curitiba, projetado pelo arquiteto e Prefeito de Curitiba, à época , Jaime Lerner, o espaço funcionaria 24 horas.

Com localização estratégica, servindo de passagem entre o calçadão da Rua Laranjeiras, o Parque Teófilo Dantas e arredores, o espaço funcionou até 2003.

Em setembro de 2008, o Governador de Sergipe, Marcelo Déda, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), elaborou um novo projeto com o objetivo de revitalizar a Rua 24h e estimular o comércio no local. O Governo investiu R$ 1,450.000.000 na recuperação do revestimento cerâmico, colocação do piso de alta resistência, instalação de aparelhos de  ar-condicionado, pintura, assentamento de soleiras, envernizarão de colunas, colocação de divisórias, portas, janelas de vidros, elevador para cadeirante, banheiros, rede de instalações elétricas e hidráulicas.

A primeira parte do empreendimento foi entregue ao público em dezembro de 2010, com o nome Rua do Turista, gerando aproximadamente 300 postos de emprego de forma direta e indireta. O espaço conta com um minishopping de comércio e serviços: 13 lojas, uma cafeteria, duas lanchonetes, um restaurante, quatro banheiros sendo dois adaptados para portadores de necessidades especiais.

“Atualmente, já contamos com um público de aproximadamente 1.500 pessoas por dia, e com a chegada do Ceac, acreditamos em um aumento de 60%. O local é um ponto estratégico, que vai atender o cidadão com conforto dentro do comércio de Sergipe,”, estimou Kátia Lellis gerente da Rua do Turista.

Comerciários apostam no aumento de vendas

Construído dentro do Centro de Aracaju,  o novo Ceac vai levar à Rua do Turista um número elevado de pessoas por dia, o que já acontece, nos outros Ceac’s. Os comerciantes da localidade esperam ansiosos pela abertura. “O fluxo de pessoas com certeza vai aumentar, e com isso espero que as vendas aumentem também”, acredita Leila Santos Silva, comerciante de uma loja de confecção situada na localidade.

Para o comerciante Sandro Cunha, que possui uma lanchonete no local, a expectativa é ainda maior. “Sei que quando o Ceac for aberto, as nossas vendas serão triplicadas. Espero a abertura do prédio com muito entusiasmo”, disse.

A estudante Cledja Francisco, que frequenta a Rua da Turista, disse que gostou da novidade. “É bom saber que vamos contar com mais esse espaço”, comentou .

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.