Equipe do Samu é capacitada para manuseio dos novos desfibriladores
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está capacitando, até o próximo domingo, 27, todos os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) para o manuseio dos desfibrilidores externos automáticos. Com os novos equipamentos, adquiridos pelo Governo do Estado, o Serviço terá ainda mais eficácia em socorros pré-hospitalares a pacientes cardíacos. O treinamento teve início no sábado, 19, e está sendo realizado no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).
A expectativa da SES é que já a partir do próximo mês todas as Unidades de Suporte Básico (USB) do Samu estejam equipadas com os novos desfibriladores. Para isso, algo em torno de 300 profissionais do Serviço, entre médicos reguladores, intervencionistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores estão sendo capacitados.
"Nossa equipe é freqüentemente treinada para atender os casos de parada cardiorrespiratória. O que estamos fazendo hoje é uma readequação do treinamento para o uso deste novo desfibrilador, cuja utilização permite aumentar as possibilidades de sobrevivência do paciente", explicou o instrutor do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Roney Melo Barbosa.
Segundo ele, a capacitação das equipes foi dividida por turmas para que nenhum plantão fosse comprometido. O instrutor ressaltou ainda a importância da educação continuada para as ações de saúde e garante que todos os profissionais do Samu vão passar pelo treinamento. "Aqui nós temos o que há de mais moderno em ressuscitação cardiopulmonar", comentou Roney.
Investimentos
A aquisição dos 45 desfibriladores automáticos e o treinamento dos profissionais do Samu é apenas parte dos investimentos do Governo para fortalecer a atenção aos pacientes cardíacos de todo o Estado. Outra importante ação da SES nessa área foi a realização dos cursos de Suporte de Vida Avançado em Cardiologia (ACLS – Advance Cardiologic Life Support) e Suporte Básico de Vida (BLS – Basic Life Support).
A iniciativa capacitou 300 profissionais, entre médicos e enfermeiros do Samu e do HUSE, auxiliares de enfermagem e condutores-socorristas do NEP. Foi a primeira vez no Brasil que uma Secretaria de Saúde, estadual ou municipal, promoveu esse treinamento. As aulas foram ministradas nos meses de novembro e dezembro do ano passado, por facilitadores do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (Incor).
Modernização
O Governo também viabilizou as obras de ampliação e modernização da UTI cardiológica do Hospital Cirurgia. A nova estrutura permitiu a redução da fila de espera que existia para cirurgias cardíacas, inclusive as infantis. Com a reforma, a UTI passou a dispor de 14 leitos de intensiva e semi-intensiva para adultos e crianças. Antes da ampliação existiam dez, mas apenas sete leitos tinham condições de funcionar, já que nos demais faltavam equipamentos e alguns estavam sucateados.
Além da reforma estrutural, o Estado investiu na compra de uma série de equipamentos para a unidade, como respiradores, monitores cardíacos, mesas cirúrgicas e berços aquecidos, entre outros. Também foram adquiridos mobiliário e material para consumo no dia-a-dia. Somados, os investimentos na aquisição dos desfibriladores automáticos, na reforma e ampliação da UTI Cardiológica, e na capacitação dos profissionais chegam a mais de R$ 1,8 milhão.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Equipe do Samu é capacitada para manuseio dos novos desfibriladores – Foto: Márcio Garcez/Saúde