Equipe do Olha Aí realiza cobertura do Tr3sminutos
A abertura oficial do 1° Festival Sergipano de Micrometragens (Tr3sminutos) aconteceu na quarta-feira, 17, no auditório do Instituto Federal de Sergipe, e a equipe do programa ‘Olha Aí’ esteve presente para registrar os primeiros trabalhos dedicados a essa vertente do audiovisual em Sergipe. Realizado com o apoio da Fundação Aperipê, o festival pretende inovar o audiovisual sergipano, além de abrir espaço para artistas de outros segmentos.
Realizado por alunos do curso de audiovisual da Universidade Federal de Sergipe, o Tr3sminutos abriu espaços para que realizadores de todo o Estado pudessem se envolver, de fato, com o projeto. “A iniciativa do Festival é bem bacana, estimulando diretamente a movimentação das pessoas em torno do audiovisual, abrindo espaços para os novos talentos”, explicou a apresentadora do programa Olha aí, Diane Veloso, que também falou sobre a importância do envolvimento da comunidade acadêmica no projeto. “É interessante ver os alunos de audiovisual se movimentando e o estímulo que percebemos dos professores, que nesse caso deu frutos bastante proveitosos”, comenta.
De acordo com Diane Veloso, três pilares foram de extrema importância na evolução do audiovisual em Sergipe: o curso de audiovisual da Universidade Federal de Sergipe; o Curta-se; o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira – NPD, além dos diversos festivais que vêm surgindo no estado, evidenciado o crescimento do cenário audiovisual.
Estimular a criatividade e a produção com o uso de recursos tecnológicos primários foi um dos pontos principais do Festival, mas, de acordo com Diane, ainda é preciso mais para que a cena audiovisual se expanda de forma ampla pelo estado. “Precisamos de edital, mas cinema é muito caro, os valores ainda são um problema. Com o passar do tempo conseguimos colocar os artistas dentro das instituições. Como Aracaju é uma cidade muito pequena, poderiam ser feitos editais pensando na nossa realidade”, finaliza.
A equipe do programa Olha Aí realiza a cobertura do Festival nos quatro dias de exibição de filmes, apresentações e palestras. O Olha Aí é transmitido aos sábados, às 21h30, na Aperipê TV, com apresentação de Diane Veloso e produção de Nah Donato.