Equipe da Secom participa de homenagem a Rafael Rodrigues
A secretária de Estado da Comunicação Social, Eloísa Galdino, e a equipe da Secom estiveram presentes nesta sexta-feira, 10, na solenidade de descerramento da placa que homenageia o comunicador Rafael Rodrigues, que faleceu em agosto de 2004, aos 27 anos, em um acidente de carro. A rua fica no bairro Grageru, ainda não tinha nome e foi nela que Rafael morou dos 12 aos 27 anos – a sua família ainda reside no local. Familiares e amigos estiveram presentes à solenidade e se emocionaram com a homenagem. Coube à família de Rafael descerrar a placa com o nome da rua.
O pai de Rafael, o secretário de Participação Popular de Aracaju, Rômulo Rodrigues, fez um discurso emocionado e agradeceu a homenagem. "Quando ‘Rafa’ se foi, tivemos uma idéia da grandeza do ser humano e da generosidade do povo aracajuano, que nos prestou toda solidariedade, demonstrando muita admiração por ele. Quero agradecer a todos, em especial ao prefeito Edvaldo Nogueira, que nos ajudou nesse momento tão difícil e hoje conduz a cidade de uma forma que certamente meu filho aprovaria", disse Rômulo.
Para a secretária de Comunicação Social, Eloísa Galdino, amiga de Rafael, a homenagem é justa. "Rafael era um companheiro, um amigo que tinha uma relação muito próxima com esse projeto que se iniciou com a Prefeitura de Aracaju em 2001 e se estendeu agora para o Governo do Estado com a eleição de Marcelo Déda no ano passado", disse Eloísa, acrescentando que a rua agora tem o nome de uma pessoa que faz parte da história de Aracaju. "Ele contribuiu de maneira efetiva para que Aracaju, a cidade de todos, se tornasse esse modelo e referência de administração". Rafael foi assessor especial da Funcaju.
O projeto de lei que atribui o nome de Rafael Rodrigues a uma das ruas do bairro Grageru é de autoria do vereador Emanuel Nascimento. "Essa é uma forma de prestar uma homenagem a Rafael, que integrava o movimento cultural e político. Assim também estamos sendo solidários à família, que também tem relevantes serviços prestados no segmento democrático da nossa sociedade".
Além do nome da rua, a Prefeitura de Aracaju presenteou a família de Rafael Rodrigues com uma miniatura da placa. "É uma homenagem singela, mas significativa para quem viveu intensamente marcando a vida dos que o rodeavam. Ele teve uma vida breve como de uma estrela", disse o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira.
A mãe de Rafael Rodrigues, a professora Severina Rodrigues, destacou a filosofia de vida do jovem. "Ele abolia toda forma de preconceito e discriminação. Não era apegado a bens materiais e, segundo ele, dinheiro era para ajudar aos outros. Para ele era só amor, só amizade".
Entre os presentes à solenidade estiveram a irmã de Rafael, Janaina Rodrigues, que é assistente de Marketing da Secom, a primeira dama do Estado, Eliane Aquino, o secretário de Estado do Turismo, Augusto Gama, o superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Antônio Samarone, o presidente da Emsurb, Moacir Santana, o secretário de Governo da Prefeitura de Aracaju, Silvio Santos, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Bosco Rolemberg, o secretário de Saúde de Aracaju, Marcos Ramos, as deputadas estaduais Tânia Soares e Conceição Vieira, os vereadores Chico Buchinho, Rosângela Santana e Fábio Henrique, o gerente da Fafen, Rosildo Silva, e o comandante da Guarda Municipal, Magno Silvestre.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Equipe da Secom participa de homenagem a Rafael Rodrigues – Foto: Márcio Dantas/ASN