Equipamentos agrícolas irão fortalecer a agricultura familiar em Sergipe
“Mais de 18 anos de luta e agora conseguimos o primeiro passo para nosso desenvolvimento, que é a aquisição do trator. O governo nos deu a mão e escutou nossas necessidades. Sinto orgulho de dizer que nossa luta não foi em vão, pois estamos hoje, colhendo os frutos”, foi o que afirmou Manoel Américo Santana, presidente da associação da Juventude Unida do Povoado Santa Cruz, do município de Propriá, território do Baixo São Francisco, ao transmitir a emoção de estar recebendo gratuitamente um trator para fortalecimento da agricultura familiar em sua região.
Assim como Manoel Américo, mais 4.200 famílias de agricultores dos oito territórios de desenvolvimento do Estado foram contemplados pelo Governo Estadual com 70 tratores e implementos agrícolas. São equipamentos modernos que irão promover o desenvolvimento das cadeias produtivas do milho, feijão, laranja e arroz. Nesta ação de apoio ao agricultor familiar, o Governo investiu R$ 6 milhões originados do Programa de Combate à Pobreza Rural – Prosperar.
Os tratores foram entregues nesta sexta-feira, 19, pelo governador Marcelo Déda, em evento no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), onde os presidentes de associações de agricultores receberam as chaves dos tratores que irão servir para o preparo da terra da safra de 2010.
“É um momento em que o Governo põe em prática mais uma fase do Programa de Combate à Pobreza Rural, denominado Prosperar. O próprio nome já traz a essência do programa, na medida em que beneficia as pessoas e faz com que elas tenham em si e nos instrumentos, a capacidade de se desenvolver”, diz Ana Cristina Prado Dias, secretária adjunta da Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan).
O presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Itabi, Aldo Mota de Santana, ressalta a importância do conselho, pois é ele que discute com a comunidade os projetos mais importantes e que beneficiam a comunidade como um todo. “É um orgulho comemorar hoje esses benefícios e com certeza o governo pensa grande, não só dando tratores, mas, trazendo para o homem do campo capacidade para se desenvolver e dar dignidade as cidades do interior de Sergipe, completa Aldo.
Dentre os beneficiados está uma das Associações de Moradores e Produtores de Santa Clara do município de Capela, território do Leste Sergipano, que possui cerca de 50 sócios. “Estes tratores chegaram na hora certa, e os implementos agrícolas são importantes para o início do nosso trabalho que, com certeza, será bem melhor”, explica Edvan Nunes dos Santos, presidente da associação.
Para Maria José Santos de Melo, presidente da Associação de Moradores Unidos Venceremos Zumbi dos Palmares, do município de Laranjeiras, território da Grande Aracaju, “os tratores são de serventia enorme, pois estes pequenos trabalhadores rurais contam com um grande instrumento para ajudar a capinar e arar a terra, e com esses implementos serão contemplados cerca de 400 associados que dependem diretamente da agricultura para o sustento de suas famílias”, conclui Maria José.
“Mais de 18 anos de luta e agora conseguimos o primeiro passo para nosso desenvolvimento, que é a aquisição do trator. O Governo nos deu a mão e escutou nossas necessidades. Sinto orgulho de dizer que nossa luta não foi em vão, pois estamos hoje colhendo os frutos”, afirma Manoel Américo Santana, presidente da Associação da Juventude Unida do Povoado Santa Cruz, do município de Propriá, território do Baixo São Francisco.
Economia e capacitação
O Governo do Estado, por meio da Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (Pronese), conseguiu realizar a compra dos tratores com economia e racionalidade. O processo de aquisição foi através de pregão eletrônico nacional, o que possibilitou preços inferiores aos praticados no mercado, possibilitando que cada associação adquirisse seus tratores e implementos assegurando a qualidade dos equipamentos.
Segundo Carlos Hermínio de Aguiar, presidente da Pronese, todos os empreendimentos de geração de emprego e renda entregues à população serão entregues à população acompanhados de ações de capacitação e iniciativas de proteção e recuperação ambiental.
Hermínio disse que um dos grandes avanços do programa é a capacitação. “Estamos capacitando 200 tratoristas indicados pelas associações atendidas com os tratores, porque os equipamentos requerem cuidados específicos para manutenção, e nesse ponto o Governo dará todo o suporte necessário para o agricultor”, disse o presidente da Pronese.
O ‘Prosperar’ atende ainda projetos comunitários de sistemas de abastecimento de água, construção de cisternas, barcos e equipamentos de pesca, projetos de caprinocultura, aquisição de instrumentos musicais e entreposto de pesca.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Equipamentos agrícolas irão fortalecer a agricultura familiar em Sergipe – Ana Cristina
- secretária adjunta da Seplan