Envenenamento de árvores gera multas para os responsáveis
“Inúmeros furos foram encontrados nos caules, o que indica que as plantas foram envenenadas. O problema é que as árvores estavam na calçada, que é um espaço público, sem falar que o envenenamento de árvores constitui crime ambiental”, afirma o engenheiro agrônomo Francisco Ney.
De acordo com o técnico, as árvores só podem ser retiradas de vias públicas no caso de estarem danificando a via pública, tubulações de água ou esgoto e drenagem ou mesmo o imóvel do reclamante e este serviço só pode ser feito pela Emsurb.
Há algumas semanas, uma árvore da avenida Barão de Maruim apresentou sinais de envenenamento semelhantes. “Não retiramos a árvore de imediato porque acreditávamos que ela, apesar de estar com os galhos secos, poderia se recuperar. Isso de fato ocorreu, mas, no caso dos pés de oitizeiro, o veneno foi injetado através de perfurações, o que quase impossibilita a recuperação”, diz.
Em casos como este, a Emsurb providencia o laudo técnico e o envia ao Ibama, à Adema e ao Ministério Público. Infelizmente, fica difícil de se identificar o autor deste ato criminoso, o que torna complicada a aplicação de multas.
Os cidadãos que observarem que árvores em suas calçadas estão prejudicando a via pública ou até mesmo seu imóvel devem entrar em contato com a Emsurb pelo telefone 0800-284-1300 para que um técnico faça uma visita ao local e tome as providências devidas.
A Emsurb apela para que nenhum cidadão cometa um crime ambiental desta natureza, pois estará prejudicando a qualidade de vida da própria comunidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Envenenamento de árvores gera multas para os responsáveis – Agência Aracaju de Notícias