Entidades parceiras da Semasc comemoram premiação do CMDCA
Oito entidades não governamentais concorreram ao Prêmio instituído no valor de R$ 10 mil para cada um entre os três melhores projetos apresentados. As entidades vencedoras foram o Lar Cristo Redentor, localizado no bairro Santos Dumont, a Legião da Boa Vontade (LBV), no bairro 18 do Forte, e Lar Fabiano de Cristo, no bairro Getúlio Vargas. Os projetos foram selecionados por uma Comissão Julgadora específica formada por professores universitários da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (Unit).
Os representantes das entidades não governamentais que tiveram seus projetos contemplados com o Prêmio não esconderam a satisfação. “Este prêmio foi de grande validade para expansão do projeto para que o Lar Fabiano de Cristo possa, junto com a Semasc, continuar trabalhando para a dignificação da criança e do adolescente da nossa cidade”, ressaltou a diretora da entidade, Ofelina Cardoso de Andrade. Com os recursos do FMDCA, o Lar Fabiano de Cristo, segundo a diretora, expandirá as atividades na área de arte-educação desenvolvidas naquela entidade para atender crianças e adolescentes entre cinco e 13 anos.
A LBV pretende usar os recursos na aquisição de cinco novos computadores e para aperfeiçoar o material didático usado nas aulas de informática dentro do projeto de inclusão digital, que atende a crianças e adolescentes. “Este Prêmio é mais que importante. Estamos realizando há quase quatro anos este trabalho de inclusão digital, melhorando a auto-estima de crianças e adolescentes que normalmente não têm acesso a esta tecnologia e dando oportunidade de incluí-los no mercado de trabalho”, comenta José Claudinei Prana, gerente administrativo da LBV.
O Lar Cristo Redentor pretende ampliar a atuação da entidade para atender crianças e adolescentes do sexo feminino que encontram grandes dificuldades no processo de aprendizagem. “É de grande importância porque atendemos meninas com dificuldade. Vou investir o dinheiro neste projeto, ampliando o quadro de profissionais e na melhoria do material didático”, comenta a vice-presidente da entidade, Valquíria Oliveira.
A solenidade aconteceu no auditório da seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), que contou com presença da diretora de Assistência Social de Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Edivaneide Souza Paes Lima, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Glícia Salmeron, adolescentes e representantes de instituições não governamentais parceiras do CMDCA e da Semasc na execução de projetos voltados para o atendimento a crianças e adolescentes. “A Semasc vem desenvolvendo um papel de grande importância para o fortalecimento da política de atendimento à criança e ao adolescente, partindo do principio que apóia totalmente o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e também se somando a este Conselho na campanha para arrecadar doações para o FMDCA”, ressaltou Edivaneide Paes.
A presidente do CMDCA, Glícia Salmeron, reconhece a parceria. “A lei da política de atendimento à criança e ao adolescente prevê que a estrutura do Conselho de Direitos é de responsabilidade da Semasc. Nós, representantes do Conselho, podemos dizer que a Semasc nos dá total, amplo e irrestrito apoio em todas as ações do Conselho de Direitos”, observa Glícia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Entidades parceiras da Semasc comemoram premiação do CMDCA – Fotos: Ascom/Semasc