Ensino de Sergipe será avaliado pela Prova Brasil e pelo Saeb
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) iniciou um trabalho de articulação com todas as escolas das redes pública e privada para a aplicação da Prova Brasil, que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Mais de 300 mil alunos do ensino fundamental vão participar das provas, que acontecem entre os dias 5 e 20 de novembro. O objetivo é produzir informações sobre o ensino oferecido nas escolas. "É importante que todos participem, pois é com essas informações que será possível calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica", destacou Joniely Cheyenne, uma das responsáveis pela coordenação estadual, juntamente com a técnica Raquel Azevedo.
A Prova Brasil tem como finalidade auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros destinados ao ensino fundamental. "É importante para as escolas a participação neste processo, já que só assim elas terão como investir na melhoria da qualidade do ensino, implementando ações pedagógicas e administrativas", explicou Joniely. A avaliação, que oferece resultados detalhados sobre os estados, municípios e escolas participantes, é destinada aos alunos de 4ª ou 5ª e da 8ª ou 9ª séries do ensino fundamental.
Diferente da Prova Brasil, o processo de avaliação do Saeb é realizado por amostras. "Isso quer dizer que o resultado mostra apenas o desempenho do país e dos estados sem detalhar os índices das escolas", informou Joniely Cheyenne. Participam do Saeb alunos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio regular, das redes pública e privada. "Os resultados servem de base para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nacional e dos estados, em conjunto com as taxas de aprovação escolar", acrescentou.
Capacitação
As provas aplicadas são de Língua Portuguesa e Matemática, com questões elaboradas a partir do que está previsto para as séries avaliadas nos currículos de todas as unidades do país, atendendo recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Além das provas, os alunos responderão a um questionário para coletar informações sobre o contexto social, econômico e cultural.
Para a aplicação das provas, a Secretaria de Estado da Educação vai capacitar, em parceria com a Fundação Cesgranrio, seis multiplicadores e 154 professores e técnicos, que estarão em sala de aula acompanhando os alunos. "Essa capacitação tem como objetivo mostrar todo o processo de realização da Prova Brasil e do Saeb, informando e esclarecendo sobre possíveis dúvidas", disse Joniely Cheyenne.
A realização das provas ocorre em regime de parceria entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Ministério da Educação (MEC), unidades da Federação e municípios, que formalizam sua participação por meio de assinatura de Termo de Adesão sem nenhum custo. As avaliações servem para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e para participar dos programas baseados nas metas previstas pelo programa ‘Compromisso Todos pela Educação’ do MEC.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]