Encontro Territorial do Sergipe Mais Justo mobiliza municípios para Busca Ativa
O município de Poço Redondo, no alto sertão sergipano, sediou nesta terça-feira, 17, a I Reunião Territorial do “Sergipe Mais Justo-Busca Ativa”, realizado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).
Prefeitos , secretários e técnicos dos municípios, que integram o alto sertão, conheceram o plano de ações do Estado direcionado ao território. Na ocasião, os representantes municipais foram mobilizados a estabelecer estratégias de identificação e inserção de famílias em situação de extrema pobreza, que estão fora do Cadastro Único, além de proporcionar o acesso destas famílias a outras políticas públicas.
“Essa é o momento de identificarmos as pessoas que vivem com renda per capta de até 70 reais, considerados extremamente pobres, para que sejam incluídas nos programas do Governo Federal. Convocamos essa reunião técnica para que possamos apresentar aos municípios do alto sertão as políticas incluídas no Sergipe Mais Justo. As ações do plano são executadas por várias áreas, como educação, assistência e saúde. Será uma grande força tarefa, e para isso, contamos com o compromisso dos municípios sergipanos”, destacou a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino.
Aquino acrescentou ainda que “O grande eixo do Sergipe Mais Justo é a busca ativa, para inserção das pessoas no Cadastro Único da Assistência Social. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Sergipe possui 18 cidades com maior índice de sergipanos em extrema pobreza, com um total de 311 mil pessoas nessa situação. Por isso, o trabalho do Sergipe Mais Justo será priorizado nessas localidades”.
O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, apresentou as ações de sua pasta para implementar o Sergipe Mais Justo. “As secretarias de Saúde devem trabalhar arduamente para a inclusão das pessoas que estão em risco social. Precisamos alertar os nossos agentes de saúde sobre a importância de identificar os extremamente pobres que estão fora do Cadastro Único. Para termos sucesso nessa ação, é fundamental a ajuda das secretarias municipais”.
O representante da Secretaria de Planejamento e Gestão, Marcelo Giovani Cruz, apresentou o plano Sergipe Mais Justo, com destaque para os aspectos econômicos e sociais, para as taxas de analfabetismo e de urbanização do alto sertão. Enquanto que o diretor de Orçamento e Planejamento da Seides, Ciro Brasil, apresentou as linhas gerais do plano.
O prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, destacou a responsabilidade e o interesse do município em contribuir com a busca pela população extremamente pobre de Poço Redondo. “A prefeitura lançou o Plano Poço Redondo Sem Miséria e já atuamos em cinco territórios . Uma equipe formada por dez cadastradores e três digitadores já iniciaram a busca ativa no município. Assim como o plano do Governo do Estado, o de Poço Redondo atua sobre os eixos da garantia de renda, acesso a serviços públicos e de Inclusão produtiva”.
Sergipe Mais Justo
O Sergipe Mais Justo é um plano criado pelo Governo do Estado aliado ao Brasil Sem Miséria para levar justiça social, igualdade e fortalecer as políticas públicas de inclusão produtiva, o acesso a serviços públicos e geração de renda prioritariamente para a população que se encontra na extrema pobreza.
Presenças
Também participaram do I Encontro Territorial, a secretária adjunta da Seides e interina da Secretaria de Estado do Trabalho, Maria Luci Silva, o coordenador da Defesa Civil Estadual, o Tenente Coronel Erivaldo Mendes, o presidente do Banese, Saumínio Nascimento, o procurador do Estado e representante da Procuradoria Geral do Estado, Artur Borba, o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, e o ex-prefeito de Poço Redondo, Salvador Enoque de Melo.
O encontro contou ainda com a secretária de Política para as Mulheres, Maria Teles, a secretária de Assistência Social de Poço Redondo, Maria José Feitosa, a primeira-dama do município, Aline Cardoso, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, o secretário Estado de Agricultura, José Macedo Sobral, o presidente da Câmara de Vereadores de Poço Redondo, Manoel Messias, além do representante do superintendente regional da Codevasf, Paulo Viana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]