[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, explicou na tarde desta quinta-feira, 18, a proposta do ciclo 2009-2010 de Conferências Municipais de Planejamento, que nessa nova etapa terãi como objetivos consolidar a participação popular e a parceria entre poder público, sociedade e iniciativa privada, revisar o Plano Plurianual, eleger delegados para o ciclo 2009-2010 e alocar recursos públicos para obras prioritárias em quatro áreas. O encontro aconteceu no auditório da Pronese.

As Conferências Municipais do ciclo 2009-2010, acontecem de 1º a 28 de julho em todos os territórios sergipanos. “No primeiro ciclo tivemos dez salas temáticas. Dessa vez, vamos priorizar investimentos tangíveis. Com essa intenção, agrupamos todas as questões em quatro temas: Infraestrutura Produtiva, Infraestrutura Social, Desenvolvimento Urbano e Habitação, e Cultura, Desenvolvimento e Inclusão”, disse Lúcia Falcón.

A mesa de Infraestrutura Produtiva vai discutir a geração de emprego e renda, e tratar de assuntos como unidades produtivas industriais, artesanato, produção da agricultura e pecuária, comércio e serviços, turismo, estradas, mercados e silos. Já os debates sobre Infraestrutura Social terão como foco universalizar os serviços e manter a qualidade de vida partir dos campos da educação, saúde, assistência social e qualificação profissional.

As discussões da área de Desenvolvimento Urbano e Habitação terão como objetivo encontrar caminhos para a construção da qualidade de vida com foco na moradia (urbana e rural), ocupação e uso do solo das cidades, equipamentos comunitários (praças, delegacias, rodoviária), pavimentação de ruas, cemitérios, aterro sanitário, abastecimento de água, tratamento de esgoto.

Por fim, os debates sobre Cultura, Desenvolvimento e Inclusão serão centrados na busca por conhecer, reconhecer e valorizar temas como o apoio às manifestações culturais, festas, religiosidade, gastronomia, costumes, artes (música, pintura, literatura, escultura, teatro e dança).

Participaram da reunião desta quinta-feira, 18, técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, do Esporte de Lazer, da Cultura, da Fazenda, da Segurança Pública, da Infraestrutura, do Trabalho, da Educação e Casa Civil, além de representantes da Fapitec, Pronese, Fundação Renascer, Ouvidoria, ITPS, Cohidro, Emdagro, Emgetis, Adema e Deso.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.