[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Teve início nesta quarta-feira, 17, o Encontro Técnico da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), no Hotel Real Classic. Marcaram presença os representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) de todos os estados brasileiros.

O evento segue até o dia 19 e é realizado duas vezes por ano, com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e do Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS).

Temas como revisão e elaboração de normas e análise de dados para produtos pré-medidos, esclarecimento sobre instrumentos de pesagem, fiscalização de bombas medidoras (balança, taxímetro, bombas), estão sendo discutidos durante o encontro.

Segundo o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Luiz Carlos Gomes, a reunião tem como principal objetivo harmonizar e orientar as ações e atuações dos técnicos da RBMLQ-I. “Esses profissionais também têm a oportunidade de trocar experiências e ter um feedback do dia a dia do trabalho de campo que a rede executa”, explica.

O diretor-presidente do ITPS, José do Patrocínio, ressaltou que através da reunião, agentes e fiscais podem nivelar informações, avaliar o andamento de novas portarias e procedimentos e o desempenho na área. “Além disso, os técnicos vão discutir sobre metrologia legal e fiscalização de instrumentos medidores. No mês passado já reunimos os diretores para discutir planejamento e financeiro”, diz.

De acordo com o gerente executivo de Metrologia e Qualidade do ITPS, Miguel Ângelo Seixas, o evento deve ser bastante proveitoso. “É importante que técnicos de todo o país discutam modos operantes dos trabalhos e novas legislações para agregar conhecimento e padronizar todas as atividades relativas ao Inmetro no Brasil”, concluiu, acrescentando que para finalizar o encontro, a Câmara Setorial de Metrologia Legal se reúne para avaliar possíveis estratégias na área.

O secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, conta que a realização deste evento em Sergipe é uma grande deferência do Inmetro para com o Estado, via ITPS/Sedetec, pois representa também o reconhecimento dos trabalhos que são desenvolvidos pelos técnicos do Instituto em Sergipe. “A expansão da produção industrial em Sergipe e a melhoria do padrão de consumo da população sergipana, faz com que o trabalho do Inmetro ganhe mais importância na proteção do consumidor e o ITPS, enquanto órgão delegado no Estado, tem procurado fazer o melhor possível”, explica.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.