[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou nesta quinta-feira, 7, uma reunião ampliada para tratar da organização para a  IX Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no auditório da Sociedade Semear, em Aracaju.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da criança e do Adolescente, Danival Falcão, a Conferência Nacional será precedida por etapas municipais e estaduais. As datas para os eventos foram divulgados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

“Como os eventos estão previstos para acontecer em agosto, resolvemos fazer esse encontro com o objetivo de fortalecer a rede de garantia de direitos da infância e adolescência. É preciso chamar atenção dos conselhos para que estejam atentos ao cumprimento do seu papel e não deixem que a rede seja fragilizada. Não podemos pensar em políticas públicas para criança e adolescente sem fortalecer e elaborar um planejamento sólido e articulado para as ações dos conselhos”, ressaltou Falcão.

A conselheira municipal de Itabi, Brisda Luci Santos, ressaltou que o encontro é fundamental para articular as iniciativas da rede. “Esse encontro é uma preparação para as conferências municipais. É fundamental a participação dos conselheiros para que fiquemos munidos de informação para esses grandes eventos”.

Participam do evento os presidentes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente, coordenadores dos Conselhos Tutelares do Estado e membros do Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Capacitação de conselheiros

A secretária executiva da Escola de Conselhos de Sergipe, Telma Santana, solicita a participação dos conselheiros nas capacitações continuadas realizadas pela entidade. “A Escola de Conselhos de Sergipe está na segunda etapa de capacitação dos conselheiros tutelares e de direitos. A capacitação realiza atividades formativas como cursos, seminários e palestras com o objetivo de fomentar a articulação interinstitucional para qualificar a intervenção dos conselheiros”.

O Projeto “Escola de Conselhos de Sergipe” foi elaborado em resposta ao edital da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República no início de 2010, com o objetivo de criar a Escola de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Sergipe – Escola de Conselhos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.