Encontro de governadores no Maranhão consolida integração do Nordeste
Um momento de consolidação e amadurecimento. Essa foi a avaliação feita pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda, sobre mais um Encontro de Governadores do Nordeste, dessa vez realizado do em São Luís do Maranhão, no Pestana Hotel São Luís. Durante o encontro, que aconteceu nesta sexta-feira, 5, os governadores discutiram temas como ajuste fiscal, distribuição de recursos da saúde e estratégias de desenvolvimento.
O ponto alto do evento foi a presença do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que trouxe, numa iniciativa histórica, toda a diretoria executiva do banco para o evento. Também participou da reunião o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Roberto Smith.
"A reunião com o BNDES foi extremamente positiva. Considero um momento ímpar na relação da região Nordeste com o Banco. Tivemos a oportunidade de travar um debate transparente e efetivo com o presidente Luciano e toda a diretoria do BNDES", disse o governador Marcelo Déda.
Segundo Déda, do ponto de vista de Sergipe, abriram-se portas importantes para a concretização de projetos estratégicos. "Temos um plano de desenvolvimento na Assembléia Legislativa que oferece as diretrizes que podem vir a se transformar em projetos importantíssimos e estruturantes para o Estado. Também abrimos espaço para estimular o empresariado local, orientando e apoiando o acesso a recursos disponibilizados pelo banco", afirmou Déda.
Depois da reunião, traçou-se a perspectiva de se ampliar os investimentos do BNDES no Nordeste de 8% para 14%. "O Maranhão se sente muito orgulhoso de contar com a presença dos governadores aqui e também com a diretoria do banco. Isso revela a intenção do BNDES de estar, a partir de agora, mais próximo do Nordeste. Há uma perspectiva de real desenvolvimento econômico em função desse compromisso", opinou o governador do Maranhão, Jackson Lago.
Demandas
Foi aprovada uma resolução que apresenta sugestões para o Governo Federal sobre pontos importantes relacionados ao Nordeste. "Nesta resolução, tratamos principalmente do ajuste fiscal, da necessidade de rever algumas metas e criar a possibilidade de geração de um novo espaço fiscal para viabilizar o investimento dos estados", informou Marcelo Déda.
Além disso, serão apresentadas reivindicações relacionadas à saúde. Os governadores querem que haja uma distribuição de recursos mais justa em relação ao resto do país, tendo em vista os indicadores sociais nordestinos.
O governador Marcelo Déda também lançou a idéia de criar um consórcio de infra-estrutura turística com o Estado de Alagoas. Por meio da ação seriam exploradas as belezas da região do São Francisco. "Essa foi apenas a primeira conversa, mas o governador Teotônio Vilela mostrou interesse em discutirmos um plano de investimentos de infra-estrutura no litoral sul de Alagoas e no Norte de Sergipe, na região da foz do São Francisco", disse Déda.
A intenção é atrair recursos do Governo Federal e potencializar investimentos dos dois estados criando um novo destino turístico. "A idéia foi bem acolhida e quero crer que ainda esse ano vamos nos encontrar para detalhar os investimentos e avaliar a idéia de construir uma terceira ponte que liga os dois estados", afirmou o governador.
Lençóis Maranhenses
Também durante o encontro foi lançada a Campanha para transformar os Lençóis Maranhenses em maravilha natural no mundo.
Estiveram presentes ao encontro os governadores da Bahia, Jaques Wagner, do Piauí, Wellington Dias, do Rio Grande do Norte, Wilma Faria, da Paraíba, Cássio Cunha Lima, de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, do Ceará, Cid Gomes, e o vice-governador de Pernambuco, João Lira. Também participaram os secretários de Estado da Fazenda, Nilson Lima, e de Planejamento, Lúcia Falcón.
Leia mais: Governadores discutem com bancos públicos estratégias de desenvolvimento
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Encontro de governadores no Maranhão consolida integração do Nordeste – Foto: Janaína Santos/ASN