Encontro Cultural do Peti estimula jovens no processo de cidadania
Foi iniciado na manhã desta terça-feira, 2, o II Encontro Cultural e Artístico das Crianças e Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promovido pela Secretaria de Estado Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).
O evento cujo tema é o “Enfrentamento à Violência Contra a Criança e o Adolescente”, acontece no Teatro Atheneu até esta quarta-feira, 3.
A proposta é estimular a participação social da criança e do adolescente no processo de cidadania ativa, potencializando sentimentos e experiências que possibilitem a constituição de identidade social e cultural e o seu reconhecimento enquanto agente participativo em relação ao município do qual faz parte.
A diretora do departamento de Assistência Social, Sonia Lima, representou a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino. “A nossa secretária sempre fez questão de frisar que as crianças e adolescentes são prioridades absolutas para o governador Marcelo Déda. Esse encontro cultural é uma prova da importância que damos a esse segmento da população. Serão dois dias muito proveitosos, de belíssimas apresentações de 37 municípios sergipanos”.
O secretário de Estado dos Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva, ressaltou que as crianças e os adolescentes vivem uma fase fundamental para vida, onde cada momento deve ser vivido intensamente. “Eles precisam de afeto, carinho, além de participar de atividades lúdicas. É importante que estejam sempre longe do trabalho e mais perto da escola. Eventos como este têm o propósito de trazer os meninos e meninas para o papel de protagonista. A Seides está de parabéns pela iniciativa”.
A segunda edição do Encontro Cultural inclui municípios de todos os territórios sergipanos e tem como público alvo crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Na programação estão inclusas apresentações de grupos culturais e artísticos, além da entrega de troféus e medalhas para os participantes.
A secretária adjunta da Assistência Social de Aracaju, Edivaneide Paes Lima, desejou a todos um encontro proveitoso. “Certamente o encontro será muito salutar, com resultados bastante positivos para todos que fazem parte do evento. A equipe que responsável pela realização do evento, está de parabéns”.
O estudante da Escola Municipal Passos Porto, do município de Monte Alegre, Roberto Baggio Santos, 11 anos, se apresentou com seus colegas no grupo Cavalhada Mirim. “Estou no grupo há um mês e acho muito bom. Foi a primeira vez que entrei em um teatro e achei tudo muito bonito”.
A estudante de 13 anos, Stephanie Santos, do município de Japoatã, participou do encontro como observadora e disse estar maravilhada com as apresentações. “Os grupos estão muito bonitos e o pessoal é bem animado. Se pudesse participaria do encontro durante os dois dias”.
O Encontro é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), com apoio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Prefeituras Municipais, Fórum Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério Público do Trabalho e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Encontro Cultural do Peti estimula jovens no processo de cidadania –