[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta terça-feira, 5, foi realizada em Aracaju a 117ª edição do Encomex, os Encontros de Comércio Exterior, no Centro de Convenções. O evento, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), esteve sob a coordenação do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Na mesa de abertura, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, representando o governador Marcelo Déda, assinou a ata da criação da Comissão de Comércio Exterior de Sergipe, que se constituirá em grande estímulo ao avanço das exportações locais. Também assinaram o documento o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Moacyr Wanderley, o presidente da Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), Eduardo Prado, o diretor superintendente do Sebrae/SE, José de Oliveira Guimarães, o superintendente do Banco do Brasil, Everton Teixeira, o superintendente do Banco do Nordeste do Brasil, Saumíneo Nascimento, e o diretor regional dos Correios, Gileno Góis de Oliveira.

O secretário Jorge Santana ressaltou os ganhos do setor industrial com o avanço das exportações. "Nos primeiros quatro meses de 2007, já exportamos o equivalente a 70% do que foi exportado em 2006. São números animadores, mas ainda temos grandes desafios pela frente. Precisamos formular políticas que usem mecanismos de participação, buscando diversificar a pauta de exportações e estimular as pequenas empresas a exportarem", afirmou o secretário.

Exportação

O presidente da Fies, Eduardo Prado, ressaltou a necessidade da inserção de produtos sergipanos no comércio exterior. "Estamos num bom momento para a realização do Encomex em Sergipe. Nosso Estado ainda tem uma participação acanhada e precisa aproveitar momentos como esse", enfatizou. Também estiveram presentes ao evento o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex/MDIC), Armando Meziat e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Gilberto Magalhães Occhi.

Os Encomex são uma oportunidade única para todos os envolvidos no processo exportador sanarem dúvidas, ampliarem conhecimentos ou atualizarem informações sobre comércio exterior. A parceria com diversas instituições, como o Sebrae, os Correios, o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, entre outros, garantiu o sucesso do encontro que pela terceira vez foi realizado em Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.