[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O V Encontro Estadual de Recursos Hídricos, constante da programação da Semana da Água, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), foi encerrado na manhã dessa sexta-feira, 23, e constituiu, pela qualidade dos trabalhos apresentados e participação de estudantes, técnicos, professores e ambientalistas,  num dos momentos de maior produção de reflexão acerca do mais caro tema para a sociedade contemporânea: água!

No último dia de debates e apresentações de trabalhos da Semana da Água, o Superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, apresentou palestra sobre “Marco Regulatório de Saneamento Básico e suas Interfaces”, que trata de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem, da mesma maneira que define os papéis do prestador de serviços, agente regulamentador e do agente titular de serviços.

Um dos trabalhos apresentados tratou da Delimitação e Classificação do Uso do Solo em Área de APP no rio Poxim. Para Carla Zoaid Alves, estudante do Prodema (UFS), estudo da área através do Departamento de Ciências Florestais da UFS comprovou que há um processo preocupante de degradação desse importante rio em nossa cidade. “Apenas 45% da área estudada apresenta vegetação conservada, quando deveria ser 100%. Os dados da degradação: 30% da área está urbanizada; 2% apresentam viveiros de camarão; 22% de solo degradado. Em síntese, quase 40% do rio encontra-se comprometido”, revelou.

O professor e engenheiro florestal Mário Jorge falou sobre a Caracterização Fitossociológica da Zona Ripária do Riacho Taioba no Povoado Zanguê – Itabaiana/SE. O professor está na linha de frente de um projeto desenvolvido nas cidades de Itabaiana e Lagarto, que tem como objetivo promover a conscientização de agricultores e proprietários no sentido de se evitar a retirada de vegetação nativa, o que comprometa os recursos hídricos nessas cidades. “A retirada de madeira nativa para as cerâmicas, cercados e outros fins, tem provocado impactos significativos na região”.

“Estamos felizes com o resultado do Encontro. Recebemos em média 300 pessoas por dia participando, refletindo, contribuindo para que construamos ainda mais ações que capazes de conscientizar e promover a proteção dos nossos recursos hídricos. O V Encontro foi pautado pela sustentabilidade. Não nos utilizamos de uma única folha de papel para divulgação do evento”, manifesta Ailton Rocha, Superintende de Recursos Hídricos da Semarh e coordenador do Encontro.

O V Encontro Estadual de Recursos Hídricos foi encerrado, mas a Semarh continua mobilizando e sensibilizando a sociedade para os cuidados que devemos ter para com a preservação dos rios, mananciais e com a água. A Semarh está realizando uma exposição no shopping Jardins: “Água e Qualidade de Vida” , que encerra nesse domingo, 25 de março.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.