Emurb intensifica trabalho de recuperação das ruas da cidade
“Este ano tivemos uma redução de cerca de 30% na demanda de tapa buraco, uma vez que o trabalho de recapeamento asfáltico realizado nos últimos cinco anos em Aracaju, quando recuperamos cerca de 320 km de vias, dotou a cidade de uma infra-estrutura que a cada ano suporta melhor os problemas advindos das chuvas”, ressalta o Valmor Bezerra.
A manutenção das ruas e avenidas da cidade está sendo executada por quatro equipes de pavimentação, totalizando cerca de 40 trabalhadores. “Distribuímos diariamente essas equipes pelos bairros da cidade, tendo como base uma programação elaborada por meio do monitoramento realizado pela área técnica e atendendo às demandas da população”, explica o diretor de Obras, engenheiro Antônio Vasconcelos. As equipes têm trabalhado de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 19h00, como também aos sábados. “Estendemos o horário de trabalho dessas equipes para que possamos atender, de forma satisfatória, as demandas da cidade. Nos locais onde o trânsito de veículos é muito intenso, realizamos esses serviços em horários de menor tráfego”, diz o diretor.
Concessionárias provocam transtornos na cidade
A manutenção da infra-estrutura da cidade é uma atividade cotidiana da Emurb. Mas esses serviços são prejudicados pela atuação de diversas concessionárias de serviços públicos em Aracaju, ao provocar danos em vias recentemente pavimentadas ou recapeadas pela Emurb. As estatísticas mostram que mais de 30% dos buracos são causados por este tipo de empresa e, deste total, 90% são prestadoras de serviço à Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
Há inúmeros buracos espalhados pela cidade, realizados por concessionárias e ligações de esgoto clandestinas, que não são feitas de acordo com as normas técnicas. “Eles cavam, fazem o trabalho deles, depois colocam um asfalto de péssima qualidade; isso quando não deixam apenas uma camada de areia. Isso resulta em uma perda de no mínimo 30% do trabalho que fazemos”, explica o presidente da Emurb. Segundo Valmor Bezerra, o interesse da Emurb é de que seja potencializada a sincronia das ações, interação entre os órgãos na realização destes serviços. “O que não queremos é constatar danos que levem incômodo à população como, infelizmente, tem sido comum”, ressalta.
“Há casos chocantes, como no bairro Coroa do Meio, onde com cerca de 45 dias da inauguração, contando com todo o serviço de pavimentação, totalizando 12 km, algumas ruas estão totalmente esburacadas, muitas com verdadeiras crateras que inviabilizam a circulação de veículos, por ação destas concessionárias”, informa o presidente.
Ele também descreve a situação caótica encontrada em locais do Centro da capital onde, por falta de obediência às normas técnicas em reparos mal sucedidos nas redes de água e esgoto, criam-se situações de risco para ocorrência de acidentes, além de uma fonte de danos para os veículos.
“É fácil reconhecer a origem de muitos dos danos. As intervenções da Emurb são superficiais e abrangem a rede de drenagem, já os buracos provocados pela Deso são mais profundos, próximos a tampas de ferro e atingem as redes de água e esgoto, provocam vazamento de água, erosões e outros problemas. Nós obedecemos à determinação expressa do prefeito e tapamos de imediato com o mesmo tipo de asfalto. Já muitas das concessionárias não possuem a mesma experiência e os reparos viram outro problema, criando irregularidades no pavimento”, conclui o presidente.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Emurb intensifica trabalho de recuperação das ruas da cidade – Fotos: Meme Rocha