Emurb e CDL acertam os últimos detalhes para a reforma dos calçadões do Centro
Na reunião, firmou-se ainda mais a parceria entre a Emurb, Energipe e Embratel e as ações a serem feitas em cada fase foram decididas. O governo do Estado não fará parte do projeto, como havia sido cogitado.
Na primeira fase, os postes serão retirados do centro do calçadão e serão reimplantados nas laterais do mesmo, proporcionando uma melhor visualização para os pedestres e facilitando a entrada de veículos (como o carro do corpo de bombeiros, por exemplo). É importante ressaltar que os postes serão colocados antes da retirada dos antigos, para que o local não fique sem iluminação. Esse trabalho será realizado pela Energipe, que trabalhará simultaneamente com a equipe da Embratel, responsável pela implantação das fiações aérea e subterrânea.
Os novos postes já foram definidos: serão arredondados e os transformadores serão modificados e boa parte da iluminação será fornecida pela prefeitura. Os lojistas serão notificados da troca antecipadamente, já que haverá um padrão definido nas fachadas das lojas, pois alguns formatos atrapalham a instalação da rede elétrica. A energia será desligada no sábado, às 15h, e o fato de alguns estabelecimentos possuírem alarme deverá ser informado a CDL pelos proprietários.
Na segunda fase da obra, a Emurb implantará os novos pisos do calçadão durante o período da noite, para não causar nenhum tipo de prejuízo aos lojistas. As pedras portuguesas serão colocadas na parte da manhã para que haja uma melhor visualização dos desenhos que serão feitos com o material. Como a parte de concreto já terá sido implantada, não haverá empecilho para o trânsito dos consumidores.
Existe um problema no trecho do calçadão da São Cristóvão referente à tubulação há 6 anos. Já houve afundamento no local e na primeira reforma essa parte ficou de fora. A Emurb entrará em contato com a empresa responsável para buscar soluções para sanar o problema. Se as modificações não forem feitas, esse trecho estará excluído novamente da reforma.
Apresentação
Na próxima quinta-feira, dia 29, lojistas e empresas como Embratel, TV Cidade – que possui fiação na região – Energipe e Emurb se reunirão novamente na sede da CDL com o objetivo de apresentar o projeto aos lojistas. A Deso também irá participar, para definir a troca da rede de esgoto no trecho com problemas.
“A parceria da Emurb com o CDL está sendo mais do que positiva. O projeto apresentado foi o que nós esperávamos, ao contrário da antiga reforma que deixou a desejar. Estamos trabalhando com uma verdadeira equipe e estamos notando muita boa vontade por parte da Emurb”, disse Gilson Figueiredo.
Com relação ao cronograma, o presidente do CDL ainda declarou que o tempo estipulado pela empresa está excelente. “Podem ocorrer alguns transtornos para os lojistas, mas percebemos que o possível está fazendo para que essa reforma seja rápida e não prejudique os comerciantes da região”, concluiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]