[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – retoma no próximo sábado, dia 15, o Projeto Bota Fora, iniciativa criada em 2001 com o objetivo de promover um mutirão para recolher materiais que a população não mais utiliza, a exemplo de móveis velhos, sucatas ou entulho.
O Projeto Bota Fora é uma ação da Emsurb, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que consiste em passar periodicamente por bairros da capital, sob o sistema de rodízio, e convocar as pessoas a colocar na porta de casa, no dia da realização do projeto, materiais cujo destino seria os terrenos baldios ou canais da cidade.
De acordo com o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, o projeto estava sendo realizado desde o ano de 2001, embora a periodicidade tenha sido maior em 2002. “Este ano estamos dando um novo ritmo ao projeto e para isso estabelecemos um cronograma para todo o primeiro semestre, iniciando pelo bairro América e conjuntos Tiradentes e Lourival Baptista no próximo sábado”, explica.
Nascimento explica que a cada 15 dias uma localidade de Aracaju será beneficiada com o projeto, em sistema de rodízio. “Inicialmente, estamos privilegiando a zona Norte da cidade, pois as carências são maiores e a necessidade de implementação de políticas ligadas à saúde da comunidade torna-se mais urgente. Isso não quer dizer que esqueçamos outras áreas, como o Santa Maria”, disse.
O Bota Fora vai funcionar da seguinte forma: a Emsurb disponibiliza duas caçambas, uma pá carregadeira, um caminhão coletor, um caminhão com carroceria e cerca de 20 pessoas estarão envolvidas no serviço de mutirão durante todo o sábado. Um carro de som vai percorrer as ruas do bairro divulgando o projeto e conclamando a população a colocar à porta de casa materiais a serem descartados. Um ponto de apoio será montado numa área estratégica da localidade, onde também uma equipe fixa pode receber os descartes.
A elaboração do Projeto Bota Fora procurou também estabelecer um trabalho integrado de limpeza, onde equipes da Emsurb executam serviços de varrição, coleta de entulho das ruas, roçagem, capinação e pintura de meio-fio. “O Bota Fora encerra a última etapa de um grande mutirão de limpeza no bairro”, informa.
Além disso, o Projeto Bota Fora garante mais agilidade nos serviços de recolhimento de entulho em outros pontos da cidade. Segundo a gerente de Espaços Públicos da Emsurb, Lígia Gomes, o Bota Fora tem a caraterística de recolher a sucata ou o móvel velho na casa das pessoas, antes que sejam descartados em um terreno baldio, por exemplo. O Bota Fora se antecipa para evitar a formação da lixeira clandestina. Desta forma, o serviço de recolhimento de entulho deve reduzir a demanda e operar com maior agilidade nas localidades ainda não atendidas pelo Bota Fora”, explica Lígia.
Para o sucesso do projeto, é indispensável à colaboração da comunidade, para que retire de casa, no dia determinado para a execução do Bota Fora, os objetos que não desejem manter em casa, seja sucata, pneu velho, restos de material de construção ou eletrodomésticos quebrados. “No dia de realização do Bota Fora estaremos durante todo o dia em um ponto fixo do bairro e se a pessoa nos procurar iremos até a casa dela retirar o material”, completa.

Cronograma do Projeto Bota Fora

Dia 15 de março
Bairro América e conjuntos Lourival Baptista e Tiradentes – ponto de concentração na praça Tiradentes

Dia 29 de março
Conjuntos Sesquicentenário e Costa e Silva e bairro Areias – ponto de concentração na praça em frente à garagem

Dia 12 de abril
Bairro Santos Dumont (1ª parte) – ponto de concentração na praça da avenida Maranhão

Dia 26 de abril
Bairro Santos Dumont (2ª parte) – ponto de concentração na praça Ulisses Guimarães

Dia 10 de maio
Alto do Santos Dumont, Pau Ferro e Soledade – ponto de concentração na igreja do Pau Ferro

Dia 24 de maio
Bairro Lamarão e loteamento Pousada Verde – ponto de concentração no módulo policial

Dia 7 de junho
Conjuntos JK e Sol Nascente – ponto de concentração na praça do JK

Dia 21 de junho
Largo da Aparecida, loteamento 31 de Março e conjunto Santa Lúcia – ponto de concentração na praça do Santa Lúcia

Dia 5 de julho
Conjuntos Castelo Branco I e II e Bela Vista – ponto de concentração na praça da caixa d’água

Dia 19 de julho
Bairro José Conrado de Araújo – ponto de concentração na praça da igreja

Dia 2 de agosto
Conjunto D. Pedro I, bairro Veneza e loteamento Planalto – ponto de concentração na praça conjunto D. Pedro I[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.