Emsurb recolhe 220 toneladas de entulho todos os dias nas ruas de Aracaju
O recolhimento de entulho executado pela Emsurb abrange diariamente avenidas que possuem pontos fixos catalogados pelo menos três vezes por semana em cada ponto. Além do recolhimento nas ruas e esquinas, a Emsurb disponibiliza em diversas localidades da cidade caixas coletoras para servir de alternativa ao descarte de entulho, com o objetivo de evitar a formação de lixeiras clandestinas.
Mas nem sempre o problema se extingue com a instalação da caixa coletora. A Emsurb ainda se vê obrigada a escalar agentes de limpeza para orientar a população ao depositar os materiais, pois insistem em jogar no chão e nos arredores.
De acordo com o gerente de Limpeza Urbana, José Roberto Gomes, as equipes escaladas para esse serviço e todo o equipamento utilizado poderiam estar prestando outro tipo de benefício na capital à população. “Infelizmente, existe uma concepção de colocar o lixo ou entulho na esquina para que a prefeitura recolha. Isso, na verdade, acaba por sujar a cidade. Se a população colaborasse, a prefeitura estaria investindo os recursos hoje utilizados no recolhimento de entulho em melhoramentos de praças, por exemplo”, declara.
O depósito de lixo e entulho em lugares inadequados, além de causar um aspecto visual negativo à cidade, traz sérias conseqüências e malefícios para a saúde da própria da população. “No período do inverno, o lixo lançado às margens de canais é levado pelas chuvas e atrapalha o curso normal das águas, resultando em transbordamentos, o que acaba deixando a população vulnerável a contrair leptospirose (doença transmitida através da urina do rato)”, explica o coordenador de Recolhimento de Entulho da Emsurb, Reinaldo Souza.
Para Reinaldo, a Emsurb tem consciência do serviço que lhe cabe na limpeza da capital, mas a população precisa colaborar com a manutenção dos serviços que são prestados. “Se a população não colaborar com as ações de limpeza da Emsurb, estaremos trabalhando em vão, pois o que acorre com muita freqüência é de recolhermos o lixo hoje e amanhã ele estar do mesmo jeito ou até pior do que o dia anterior. A nossa orientação é que o cidadão aguarde a coleta domiciliar ou procure uma caixa coletora. O que não deve haver é depósito de entulhos em locais indevidos”, conscientiza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Emsurb recolhe 220 toneladas de entulho todos os dias nas ruas de Aracaju – Foto: Ascom/Emsurb