[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde setembro de 2002, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realiza a coleta seletiva de resíduos em todos os órgãos do município. Para a execução do programa, houve uma conscientização dos funcionários para que passassem a entender a importância de se realizar a separação dos resíduos, quais os materiais que podem servir para reciclagem e como fazer esta seleção, além de orientações sobre questões ambientais.

A coleta é realizada todas as terças-feiras, quando agentes da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) recolhem os sacos com o lixo a ser reaproveitado. A Care faz a separação do material por tipo e revende para empresas de reciclagem.

“Chegamos a recolher 2 toneladas por mês”, informa o coordenador de Limpeza Urbana da Emsurb, José Roberto Gomes. Os números ainda são tímidos se comparado com o potencial a ser reciclado ou reutilizado e, para aumentar o volume de material recolhido a Assessoria de Planejamento da Emsurb está estudando um projeto para aprimoramento da coleta seletiva nos órgãos do município. Com a coleta seletiva se reduzem os custos com os lixões clandestinos e os impactos ambientais causados por este tipo de resíduo sólido. Com isso, também ocorre uma melhora nas condições ambientais do município e de saúde pública da população.

A população também sai ganhando, à medida que empregos diretos e indiretos são gerados e há um resgate social dos indivíduos, através da criação de cooperativas como a Care. O que é considerado lixo para muitos, pode ser reaproveitado evitando o desperdício. Famílias que antes dependiam do lixo no bairro Santa Maria hoje têm uma condição de vida digna através de uma atividade que também está ligada à preservação ambiental.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.