Emsurb realiza mutirão de limpeza na avenida Augusto Franco
A parte central da avenida – linha férrea – está sendo limpa com roçadeiras mecânicas, mas não está sendo dispensado o uso de ferramentas manuais, como gadanhos, para os serviços mais detalhados, como a retirada do mato que cresce entre os trilhos da linha do trem. Após roçagem, é realizada a varrição e o recolhimento do material.
Uma das maiores dificuldades das equipes não é retirar o mato, mas o lixo depositado na linha de ferro. São sacolas de lixo doméstico, restos de construção, móveis velhos e todo tipo de entulho que é descartado ao longo da avenida sem qualquer tipo de cuidado com a limpeza e o visual da cidade. Isso faz com que o serviço seja mais demorado, pois o vento espalha os sacos plásticos pela avenida e os restos de comida acabam por entranhar no mato e entre as pedras que formam a base dos trilhos.
O mutirão de limpeza é executado também ao longo da ciclovia e nas calçadas que margeiam a avenida e como complemento os meio-fios estão sendo pintados. Segundo com o gerente de Limpeza Urbana, José Roberto Gomes, a limpeza alcança toda a avenida. “A limpeza abrange a via férrea como um todo, assim como as calçadas”, diz.
Segundo o coordenador de Manutenção de Vias Públicas da Emsurb, Everaldo Ferreira, os mutirões são ações paralelas à programação que a empresa desenvolve semanalmente e se diferem por serem executados serviços gerais concentrados em uma área. “Os mutirões acontecem paralelamente a toda a programação semanal. Essa programação pode ser de varrição, roçagem ou capinação, conforme a necessidade do local. É um serviço de manutenção. No mutirão, todos os serviços são executados juntamente para propiciar uma intervenção mais duradoura na comunidade”, explica.
De acordo com a programação da Emsurb, as equipes devem concluir o serviço na avenida Augusto Franco até o dia 26, de onde seguem para a avenida Hermes Fontes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Emsurb realiza mutirão de limpeza na avenida Augusto Franco – Fotos: Ascom/Emsurb