[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde a última segunda-feira, dia 3, a Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – vem realizando um mutirão de limpeza na avenida Augusto Franco, mais conhecida como Rio de Janeiro. O serviço consiste em retirar na parte central da avenida restos de material de construção, galhos de árvore e também lixo domiciliar.
O problema é causado pela própria comunidade que deposita o lixo às margens da avenida, comprometendo não só a saúde pública, mas também a segurança das pessoas, tendo em vista a existência da linha férrea. Para o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, as lixeiras clandestinas são um dos problemas crônicos da capital que a Prefeitura de Aracaju vem combatendo. “É preciso que a comunidade tenha a consciência do problema, pois o lixo atrai insetos e roedores, vetores de doenças. Disponibilizamos à população alternativas para o recolhimento de lixo domiciliar e entulho, através da coleta regular de lixo, mutirões de limpeza, caixas coletoras, programa de educação ambiental e coleta seletiva. No entanto, ainda somos obrigados a colocar pessoas em pontos da cidade, inclusive junto a essas caixas coletoras, para intimidar a população e evitar o descarte indiscriminado”, ressalta.
No mutirão de limpeza da avenida Augusto Franco, as equipes fazem a capinação do mato e a retirada do lixo da linha férrea, colocando à margem da avenida, para facilitar o transbordo para o caminhão, até ser levado ao aterro controlado do bairro Santa Maria. “Algumas pessoas nos procuraram reclamando do acúmulo de lixo ao longo da avenida, mas gostaria de esclarecer que a limpeza é feita em duas etapas, uma delas é ‘arrumar’ o lixo para facilitar a colocação no compartimento do caminhão”, observa. As etapas a que se refere Osvaldo Nascimento são as que fazem a capinação do mato, retirada com gadanhos do lixo da linha férrea e recolhimento.
Durante esta semana, a Emsurb permanece realizando o mutirão de limpeza na avenida Augusto Franco, até que toda a área seja limpa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.