[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com intuito de preservar um dos ecossistemas que mais caracteriza a cidade de Aracaju, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vem priorizando, através de programações semanais, limpeza em mangues. Desde a última segunda-feira, uma equipe composta por 13 agentes está executando serviço de limpeza no mangue do bairro Industrial. A Emsurb concluiu na semana passada o mesmo serviço ao longo da avenida Beira Mar, na 13 de Julho.

A ação consiste no recolhimento do material trazido às margens pelo fluxo da água, assim como todo o lixo doméstico e entulhos depositados pela comunidade. Para isso, os agentes de limpeza adentram ao mangue e de forma manual fazem a retirada dos materiais, como cocos, garrafas e sacolas plásticas, pneus e papelão, além das próprias folhagens dos arbustos do mangue.

Por se tratar de um serviço complexo, onde não há a possibilidade de utilização de carrinhos de mão ou pás, os agentes recolhem os materiais com o auxílio de vassouras de aço e gadanhos em meio ao solo alagadiço.

Uma programação semanal escala equipes para executar ações de limpeza nos mangues da capital. De acordo com o coordenador de Manutenção de Vias Públicas, Everaldo Ferreira, essa programação atende todos os bairros sob influência dos manguezais. “Nossa preocupação é atender todas as localidades para que os mangues sejam limpos, a fim de evitar a proliferação de doenças, roedores, animais peçonhentos e a preservação desse ecossistema”, ressalta e complementa informando que a limpeza no mangue do bairro Industrial deve ser encerrada amanhã e em seguida a Prefeitura de Aracaju vai executar a limpeza do mangue na seqüência da avenida Carlos Marques, junto ao loteamento Senhor do Bomfim, no bairro Soledade.

De acordo com a moradora do bairro Industrial Roseane de Jesus, parte da sujeira que margeia o mangue é trazido pela maré, mas a população também contribui para a existência de entulho e lixo doméstico. “A maré traz realmente boa parte do lixo, mas a população também colabora com boa parte da sujeira, depositando lixo de casa e restos de material de construção”, lamenta.

Com objetivo de gerar uma conscientização sobre a importância da manutenção da limpeza em manguezais, a Emsurb desde 2004, através do projeto Mangue é Vida, vem realizando palestras em comunidades e em escolas ressaltando a importância da preservação do ecossistema. “A Prefeitura de Aracaju executa a limpeza, mas também se preocupa em conscientizar a população, pois ela deve perceber os malefícios à própria saúde ao poluir e sujar o mangue”, explica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.