Emsetur e Prefeitura de Estância unem forças para desenvolver o turismo
Traçar ações em conjunto para fomentar um calendário de eventos capaz de mobilizar a atividade turística em Estância, principalmente no período de baixa estação. Este foi o objetivo da reunião entre o diretor de Operações da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Saulo Coelho, e o prefeito do município, Ivan Leite. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 15, e atendeu a uma solicitação da Câmara dos Diretores Lojistas de Estância.
O diretor de Operações explicou ao prefeito sobre a reestruturação da Emsetur e a forma como ela irá operar. "O objetivo maior da empresa é fomentar a atividade turística, apoiando iniciativas consolidadas e prospectando novos produtos que agreguem valor ao negócio turístico, e para isto, precisaremos cada vez mais de parcerias", afirmou Saulo.
Já o prefeito Ivan Leite fez questão de destacar que Estância já promove um calendário de eventos turísticos e culturais anualmente, mas que está aberto a negociações, não apenas para aprimorar aqueles que já existem, mas também para fomentar novos produtos que venham agregar mais valor a Estância como destino turístico. "Nosso litoral é uma dos produtos mais importantes para o turismo de Sergipe, mas Estância tem muito mais para oferecer", avaliou o prefeito.
Ivan Leite lembrou de alguns pontos para criação de produtos turísticos. Entre os pontos estão o cultivo da mangaba, uma fruta com forte potencial para se tornar um ícone gastronômico de Sergipe; a lagoa de Tambaquis que atrai milhares de turistas para alimentar e apreciar a docilidade dos peixes; além do potencial para competições esportivas e apresentações culturais.
Na reunião ficou estabelecido que a equipe da Secretaria de Turismo municipal irá formular um projeto contendo sugestões para a formatação de um calendário de eventos para apreciação do Governo de Sergipe que irá avaliar àquilo que poderá apoiar. "Temos restrições orçamentárias muito grandes neste ano de 2008, mas iremos analisar cuidadosamente o que poderá ser feito", disse Saulo Coelho.
Alambique
Aproveitando a visita a Estância, Saulo Coelho foi recebido por Martinho Barreto, proprietário do alambique que produz desde 1984 a cachaça artesanal, Reserva do Barão. Martinho Barreto externou sua intenção em abrir as instalações de sua fazenda para que turistas possam conhecer o processo de feitura da cachaça, além da criação de um espaço para degustação e comercialização dos produtos diretamente aos turistas. "Estamos criando as condições necessárias para receber visitantes com profissionalismo e competência", disse Martinho.
Segundo Saulo, a Emsetur tem total interesse em ajudar no fomento deste produto por entender a sua importância no turismo gastronômico e no potencial cultural que há por trás de uma marca como desta cachaça. "O Estado tem como incentivar a discussão deste novo produto junto aos operadores de turismo receptivo, para que eles possam se interessar em comercializá-lo", afirmou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Emsetur e Prefeitura de Estância unem forças para desenvolver o turismo – Foto: Ascom/Setur