Emsetur discute promoção de Sergipe em café da manhã com membros do setor turístico
O espaço de diálogo aberto do poder público com os diversos membros da cadeia produtiva do turismo, o Café com Trade, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 4,no Starfish Resort Ilha de Santa Luzia. Promovido pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) em parceria com o trade, essa edição abordou as próximas ações de promoção do Destino Sergipe junto aos mercados emissores de turismo.
O primeiro tema abordado foi a participação de Sergipe no Minastur, importante evento que acontece no próximo dia 11 em Belo Horizonte. Foram apresentadas imagens do estande sergipano que conterá espaço para os empresários fecharem seus negócios e terá como principal temática as belezas do litoral do estado. “Cerca de 10 empresários estarão presentes. Os sete espaços comerciais já estão fechados com as empresas que irão compor o estande, mas as inscrições para cadastramento ainda estão abertas para quem quiser participar do Minastur”, explicou o diretor de Operações da Emsetur, Diego da Costa.
Ainda no assunto referente à promoção do destino, o assessor Especial de Operações, Rodrigo Galvão, informou sobre a necessidade de parceria para o Mega Famtur, uma espécie de excursão de familiarização que pretende trazer 160 agentes de venda da Bahia para conhecerem os roteiros sergipanos e aquecer ainda mais o mercado baiano na emissão de turistas. Outro assunto apresentado aos profissionais de turismo foi o programa de capacitação contínua ‘Sergipe de Braços Abertos’, que oferecerá, dentre outros, os cursos de garçom; inglês instrumental; culinária regional e excelência no atendimento aos turistas.
Combate à pirataria e room tax
Durante o início do Café com o Trade a presidente do Sindicato dos Guias de Sergipe (Singtur-SE), Irma Karla, mencionou a campanha contra o turismo pirata promovida pelo Sindicato e apoiada pela Emsetur. A presidente mencionou que as empresas clandestinas são um risco para os turistas e para todo o trade. “Essas ‘empresas’ não têm cadastro no Ministério do Turismo e muitas vezes sonegam impostos. Estamos estudando uma lei que já é aplicada na cidade de João Pessoa para regulamentação dos transportes turísticos. Na alta estação são freqüentes os transportes ilegais”, alertou Irma Karla, que também informou sobre a necessidade dos estabelecimentos utilizarem o material da campanha como forma de inibir o turismo ilegal.
Na mesma manhã o Aracaju Convention & Visitors Bureau (AC&VB) anunciou a sua campanha promocional para estimular o room tax (taxa opcional de serviço dos quartos que é revertida para a entidade). A campanha consiste em distribuir mensalmente premiações para três categorias: os estabelecimentos com maior percentual de hóspedes que conseguiram pagar a taxa; o meio de hospedagem que recolheu o maior valor e aquele que mais cresceu em relação ao mês anterior na arrecadação da taxa. Os prêmios são entregues aos recepcionistas dos hotéis.
“Essa é uma forma de valorizar o recepcionista e demonstrar o quanto o trabalho dele é importante, além de garantir que os recursos sejam estáveis para o Aracaju Convention. Pesquisas demonstram que está no recepcionista o maior poder de convencimento para pagar o room tax”, afirmou o superintendente do AC&VB, Rui Carvalho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Emsetur discute promoção de Sergipe em café da manhã com membros do setor turístico – Foto: Jairo Andrade / Sedetec