Emoção marca comemoração do Dia das Mães no Centro de Oncologia
Uma manhã cheia de emoção. Assim foi marcada a comemoração do Dia das Mães no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Celebrada oficialmente no segundo domingo de maio, a data festiva antecipada pela unidade reuniu profissionais de saúde, pacientes, acompanhantes e voluntários. “Não falto a um só convite. Quando sei que tem uma nova programação, faço questão de colaborar”, contou o recreador Everton Santos.
Do início ao fim, pessoas com boa vontade abrilhantaram o evento. A integrante do grupo de dança da Igreja Quadrangular do Reino de Deus, Viviane Vieira, fez uma apresentação cheia de encanto e beleza. Além de anônimos solidários, artistas circenses da Fazenda Boa Luz garantiram a diversão de adultos e crianças que formaram a platéia. Os malabaristas do grupo ‘Los Hermanos’ mostraram técnica, equilíbrio e carisma. No encerramento do show, arrancaram aplausos principalmente da meninada. “Achei bonito e difícil também segurar tudo isso ao mesmo tempo”, comentou o garoto C.S., de apenas 6 anos.
Exemplos
Depois de viver uma comovente história de luta e força de vontade, a dona de casa Vânia Porto aproveitou o momento e serviu de referencial para as outras mães presentes na festa. “Sou a prova viva de que vale a pena confiar em Deus e nos profissionais deste hospital. Claro que fraquejei algumas vezes, mas nunca perdi a fé na cura da minha filha”, relatou emocionada.
Um tumor na região cerebral fez com que K.V., 4 anos, se submetesse a sessões de quimioterapia e radioterapia. Foram dois longos anos de tratamento. Hoje, a menina tem uma vida normal e estimula outras famílias que receberam o diagnóstico recentemente a serem fortes. “Esse exemplo é fundamental porque uma mãe acaba se espelhando na outra e encontra forças no ombro amigo. Não basta apenas medicar, o emocional é fator preponderante”, informa a gerente do internamento da Oncologia Meire Jane.
Homenagens
Como forma de retribuir a doação das mães que fazem do hospital um segundo lar, o Centro de Oncologia distribuiu brindes e lanches. Cestas recheadas de presentes serviram de condecoração para as mulheres batalhadoras que abrem mão da própria vida para acompanhar os filhos na incansável luta conta a doença. “Dizem que ser mãe é padecer no paraíso. A frase popular revela uma grande verdade. Aqui, aprendemos a ser mais humanos e acolhedores com os usuários. Essa homenagem é o mínimo que podemos fazer”, disse a coordenadora da Oncologia Rute Andrade.
A dupla ‘Cezinha e João Neto’ encerrou a festa com muita música romântica. O variado repertório do chamado ‘novo sertanejo’ empolgou o público e fez todo mundo dançar. Para o oncologista pediátrico Venâncio Gumes, ações como esta, auxiliam positivamente na recuperação dos pacientes. “Um encontro desses, onde famílias inteiras ficam reunidas num clima de alegria, dão um fôlego a mais para o processo curativo. Sabemos que não é nada fácil enfrentar o câncer, mas nessa corrente de união tudo é possível”, finaliza o médico.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Emoção marca comemoração do Dia das Mães no Centro de Oncologia – Fotos: Marco Vieira