Emissoras de TV e rádio da Aperipê recebem novos equipamentos
De computadores a câmeras de vídeos, de CD player a mesa de áudio, de microfones a processadores de áudio. Vários foram os equipamentos entregues pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda, à Fundação Aperipê na tarde desta quarta-feira, 2. A partir de um investimento de R$ 750 mil, tantos as emissoras de rádio Aperipê AM e Aperipê FM e a Aperipê TV, como o setor administrativo da fundação, passaram por uma reestruturação.
Depois de ‘inaugurar’ uma câmera de vídeo fazendo algumas entrevistas, o governador relembrou os pontos assumidos com a chegada da nova gestão. "Há um ano e meio atrás, assumimos um compromisso com os servidores e a sociedade de que a nossa TV e rádios iriam conhecer um novo momento capaz de devolver à Fundação a credibilidade e o respeito. Nós dissemos que queríamos uma TV pública com compromisso com entretenimento, com a informação e com a cultura sergipana, emissoras capazes de chegar a todos os cantos do Estado, com um bom jornalismo, capaz de mostrar os fatos com transparência e responsabilidade e com compromisso com a verdade. Emissoras de TV e rádio capazes de valorizar a cultura sergipana".
Segundo o governador, os primeiros passos estão sendo dados, já que tanto a estrutura física das emissoras como a programação estão sendo mudadas. "Nós temos o dever de disputar audiência com as demais emissoras comerciais. Nós mudamos a filosofia da programação. O programa não pode ser de um amigo do governador e sim ter qualidade. Não adianta fazer um esforço enorme para aquisição desses equipamentos e ter uma programação que não desperte o interesse dos cidadãos", disse Marcelo Déda.
A presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, agradeceu a aquisição dos equipamentos e afirmou que isso proporciona um novo momento para as emissoras. "Depois do esforço de um ano meio de trabalho, esses equipamentos são um grande presente para comemoramos os 69 anos completados no último dia 30 de junho pela Aperipê AM", disse Indira.
De acordo com ela, a chegada dos novos equipamentos marca um dia histórico. "Nós que chegamos recentemente e os que dedicaram boa parte das suas vidas à Fundação sabem o significado de ter no dia-a-dia a equipamentos funcionando corretamente. É sacrificante passar um dia inteiro na rua fazendo reportagens e chegar à redação e perder todo seu trabalho por problemas de equipamento", afirmou Indira Amaral.
TV Brasil
Em outubro de 2007, a Aperipê TV foi a primeira emissora do país a aderir à Rede Brasileira de Televisão Pública (TV Brasil). O governador Marcelo Déda destacou que isto demonstra o apoio do Estado ao modelo de TV implanto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Nós apoiamos o conceito de TV Pública do presidente Lula, que está sendo implantado no país. A partir do momento em que firmamos o convênio, um trabalho de cooperação técnica tanto da Aperipê com a rede como da rede com a TV. Agora tivemos a felicidade de ter as imagens geradas pela Aperipê retransmitidas pela TV Brasil para todo o país", disse o governador, se referindo à transmissão dos festejos juninos sergipanos para todo o país.
Indira também destacou esta parceria. "Durante os festejos juninos, a Aperipê, em parceria com a TV Brasil, ofereceu aos brasileiros uma programação que nunca foi vista. O papel da TV pública é o de levar aos brasileiros o que eles mesmo produzem".
Servidores
Durante a solenidade, o governador fez questão de mencionar o empenho de todos os servidores que compõem a Aperipê. "Essa emissora só está no ar pelo empenho de cada jornalista, de cada servidor, de cada radialista que aqui trabalha. Houve períodos em que se não fosse a capacidade desses servidores de fazer uma trabalho mesmo com as condições precárias, esta emissora não iria ao ar. Isso por consciência do papel fundamental que a Aperipê exerce na sociedade sergipana", afirmou.
Segundo Déda, a atuação da nova diretoria da Fundação Aperipê também foi fundamental para a reestruturação das emissoras de rádio e televisão. "Indira enfrentou o desafio, se dedicou a conhecer os detalhes das emissoras, apresentou propostas e lutou por elas. Conseguimos entrar em um ritmo que eu espero que não pare mais", finalizou.
Presenças
Participaram da solenidade os secretários de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, de Comunicação Social, Eloísa Galdino, e a secretária-adjunta de Educação, Hortência Araújo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Emissoras de TV e rádio da Aperipê recebem novos equipamentos – Foto: Márcio Dantas/ASN