[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A experiência do Governo de Sergipe com o e-DOC – Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos – chamou a atenção dos pernambucanos. Nesta terça e quarta-feira, 8 e 9, representantes da Agência Estadual de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ATI-PE) aprimoraram o conhecimento sobre o sistema responsável pela desburocratização e modernização da máquina pública.

Os visitantes visualizaram todos os detalhes, abrangendo desde a aplicação até a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI). “A solução é bem interessante e ficamos surpresos com a simplicidade do sistema. Tanto o usuário quanto o provedor do serviço utilizam o sistema de maneira prática”, destacou o gerente de Arquitetura e Sistemas de Informação do Governo de Pernambuco, Antonio José de Andrade Lira Oliveira. 

Segundo ele, a experiência da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) – vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) – é fundamental para a atuação da ATI-PE, que possui uma demanda semelhante a de Sergipe em termos de gestão aliada a TI.

Para a chefe de Informações Estratégicas, Verlaynne Kelly da Hora Rocha Araújo, toda a iniciativa da empresa servirá de exemplo para Pernambuco, já que o grupo conheceu os pontos de complexidade do processo de implantação do e-DOC Sergipe. “A nossa visita aqui vai nos ajudar na tomada de decisão, pois já possuímos sistemas de protocolo integrado e de automação processual no estado, mas não são integrados como a solução sergipana”, explicou.

Estudo de caso

Durante a cortesia, a equipe pernambucana visitou a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), com o objetivo de entender como o órgão está utilizando o e-DOC. “Ficamos bastante satisfeitos com o que encontramos lá, pois percebemos que o órgão tem um gestor que apóia e enxerga os benefícios da utilização do sistema”, ressaltou a analista de Processos de Negócios, Flávia Danzi D’Amorim, ao destacar que o e-DOC já faz parte da cultura organizacional do local.

A gerente do Escritório de Processos de Negócio da Emgetis, Ana Tereza Fonseca, destacou a relevância da motivação dos pernambucanos ao visitar o estado. “Essa ação é importante para ambos, pois permite compartilhar as experiências. Primeiro com a adoção do I-Gesp e agora com a demonstração do trabalho de implantação e funcionamento do e-DOC. Isso os ajudará a traçar um caminho e a entender todas as alternativas possíveis para obterem o sucesso”, apontou.

Reconhecimento

Para o presidente da Emgetis, Ezio Prata Faro, a visita é resultado da repercussão entre as empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), que conheceram a iniciativa do Governo de Sergipe durante a última edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop), realizado em Porto de Galinhas no mês de outubro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.