Emgetis e Seplag divulgam novas ações de aprimoramento do e-Doc Sergipe
Na última sexta-feira, 13, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) e a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) se reuniram com os administradores locais do Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos – e-DOC Sergipe para expor as estratégias de atendimento das novas demandas da solução corporativa.
Entre as ações está o lançamento do Portal do e-Doc Sergipe que centralizará todas as informações relacionadas ao sistema como legislação, indicadores de uso, acesso ao Acervo Digital do Governo, cronograma de treinamentos, consultas de autenticidade de documentos eletrônicos e protocolos, entre outras funcionalidades. “Queremos reforçar a comunicação institucional e estreitar o relacionamento com os órgãos. A ideia é apoiar os administradores locais na implantação da nova cultura de produção e tramitação eletrônica de documentos”, enfatizou Deborah Arôxa, superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão da Seplag.
Outro ponto abordado foi a publicação da Portaria Conjunta – que está sendo editada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), Seplag e Emgetis – que regulamentará o modo de utilização do sistema. “Esse documento traduz o anseio do Governo em ampliar o uso do e-Doc no âmbito administrativo”, disse Milson Barreto diretor de Tecnologia da Emgetis, destacando que uma das diretrizes fundamentais deste esforço reside na necessidade de se cumprir o que prega a Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P: a inserção dos critérios sócio-ambientais nas atividades de gestão.
Na ocasião foi divulgado o cronograma inicial de capacitações do público envolvido com o e-Doc Sergipe. “Haverá três grupos de servidores que serão treinados: os gestores de processos, os administradores locais e os usuários do sistema. As capacitações serão promovidas pela Seplag, através da Escola de Governo, e pela Emgetis, com toda a estrutura didática e pedagógica devidamente planejada”, explicou Deborah Arôxa. No próximo dia 23 serão iniciados os cursos de gestores de processos e administradores locais.
Para o diretor de Tecnologia da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Hilton Sampaio Coelho, a expectativa para o aprimoramento da solução é a melhor possível. “Espero que todas essas novas ações possam alavancar os órgãos do Governo no uso do e-Doc Sergipe, de modo que o papel seja substituído definitivamente pelo meio eletrônico. Na SSP, vamos ganhar muito com isso, principalmente no trâmite interno de documentos que exigem muita agilidade de fluxo dentro da secretaria”, finalizou.
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- Déborah Arôxa / Fotos: Ascom/Emgetis