Emgetis e Seplag capacitam Gestores de Processos para o e-Doc Sergipe
A Administração Estadual avança no quesito modernização. Agora, 15 órgãos contam com servidores habilitados em Gerenciamento de Processos de Negócio (em inglês Business Process Management ou BPM) aplicado ao e-Doc Sergipe (Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos). A novidade é resultado da capacitação promovida pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) e pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), que já preparou 31 funcionários para a prática que une recursos de tecnologia e metodologias de administração, focada na otimização e no controle dos processos corporativos.
O curso forma gestores aptos para modelar, implantar e gerir processos através da ferramenta corporativa de gestão eletrônica. Segundo Francisco Rocha instrutor e membro da equipe do Escritório de Processos de Negócios (Epron) da Emgetis, o gestor pode analisar, através de softwares de diagramação e mapeamento, os processos de uma organização e propor melhorias. “É possível detectar atividades que são realizadas de forma desnecessária, evitando os pontos de gargalos que causam lentidão nos processos. O analista de processos identifica os indicadores-chave de desempenho das atividades”, explicou.
Como resultado do treinamento, foram implantados no ambiente de teste do e-Doc Sergipe três processos que podem ser utilizados por qualquer órgão do Governo, são eles: a solicitação de materiais, a solicitação de diárias e a transferência de servidor dentro da mesma organização. Todos são virtualizados, compostos por documentação e trâmite eletrônicos, que proporcionam agilidade e transparência, já que as informações são acessadas no tempo de um clique e disponibilizadas na tela de um computador conectado à Rede Governo.
Para Maria do Carmo Borges, instrutora e também membro da equipe do Epron, estes gestores capacitados com a visão de analista de processos habilitarão o Estado a ter uma gestão efetiva. “Existe uma cultura distorcida de que Governos não deveriam ter preocupação com produtividade. Produtividade é fazer cada vez mais com cada vez menos. O Governo é uma organização de serviços ao povo e deve ser gerenciada como qualquer empresa. Deve considerar em todos os níveis as métricas com foco no financeiro e nas necessidades do cliente: o cidadão. É aí onde entra o BPM nos dando suporte para alcançarmos os resultados desejados”, salientou.
“As técnicas de levantamento de informações e como ordená-las, as várias fases de modelagem de dados, a utilização de ferramentas de medição de indicadores que avaliam a eficiência e conseqüente eficácia do processo a ser otimizado, sempre com a visão direcionada no foco do cliente, foram informações construtoras e de entendimento e que, agora, me auxiliarão a transformar, se não todos, uma boa parte, os processos manuais em automatizados com o objetivo de possibilitar agilidade e facilidade na execução das tarefas pelos usuários envolvidos na utilização dos processos da Secretaria da Casa Civil”, revelou Zelma Figueiredo gestora de processos capacitada pela Emgetis e Seplag.
Na visão da gestora, o maior benefício gestão através do e-Doc, é o adequação dos procedimentos mapeados em cada processo. “A diretriz de que todos os processos tenham perfil corporativo, proporcionará uma padronização na modelagem dos fluxos e atividades a eles inerentes, o que provocará um nivelamento na operacionalização dos mesmos pelos usuários de todas as secretarias e unidades da Administração Pública que utilizam o e-Doc como ferramenta de gerenciamento eletrônico”, completou Zelma.
Nova turma
Na segunda-feira, 2, mais uma turma de servidores participa do curso. Mais 12 pessoas aprenderão às novas práticas de gestão, utilizarão os módulos de fluxo de documentos do e-DOC e construirão outros processos de negócios corporativos. A expectativa é que cerca de 200 servidores assumam o papel de gestor de processo e de multiplicador de conhecimento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Emgetis e Seplag capacitam Gestores de Processos para o eDoc Sergipe – Maria do Carmo Borges
- instrutora e também membro da equipe do Epron