[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em um evento prestigiado pelos movimentos sociais, tomou posse nesta terça-feira, 17, como Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) o Engenheiro Agrônomo Gismário Ferreira Nobre.

Na oportunidade, o Presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, agradeceu a dedicação e contribuição dos dois últimos Diretores que assumiram essa pasta, Jodemir Freitas e Bernardo Lima, e deu as boas vindas ao novo Diretor, apresentando-o como um antigo parceiro da Emdagro e convidando-o a integrar a equipe da Empresa, que trabalha de forma incansável pelo fortalecimento da agricultura familiar.

Jefferson fez um resgate dos 50 Anos de Assistência Técnica e Extensão em Sergipe, lembrando o início com a Ancarse, chegando aos dias de hoje, onde a Empresa fez a clara opção pela agricultura familiar. Finalizando as suas palavras, o Presidente da Emdagro enfatizou que a presença de Gismário contribuirá para o fortalecimento da instituição, aproximando-a ainda mais dos movimentos sociais.

O  novo diretor de Ater da Emdagro, Gismário Nobre, é graduado pela Escola de Agronomia da UFBA, em Cruz das Almas. Como profissional, Gismário Nobre atuou no seu estado de origem, na implantação do Projeto de Irrigação dos ex-barrageiros de Sobradinho (BA) e como assessor do Sindicato dos Eletricitários da Bahia na mediação junto aos atingidos pelas barragens de Sobradinho. Em 1994, já em Sergipe, foi por seis anos professor do curso de Engenharia Agronômica da UFS, ministrando aulas nas disciplinas Extensão Rural, Movimentos Sociais no Campo, Sociologia Rural e Projetos Agropecuários. Atuou como técnico do Projeto Lumiar e durante seis anos foi Articulador do Território do Alto Sertão Sergipano, propiciando a sua inserção com a realidade agrária sergipana, que o levou a defender a sua tese de doutorado no curso de Ciências Sociais, na UFBA, com o foco no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Na oportunidade, o agrônomo lembrou os principais eixos de ação da Ater que não só amplia a percepção dos pequenos agricultores como vai dialogar com a transversalidade ao incorporar as questões de gênero, etnia e dos povos tradicionais. Além disso, sinaliza para a necessidade de se romper com a concepção tradicional produtivista rumo à transição da matriz agroecológica.

“Fica meu compromisso de contribuir com a missão da empresa em fortalecer a agricultura familiar, em materializar o seu guia de valores, sua visão de futuro e desenvolver seus objetivos estratégicos. E também, me colocarei à disposição no sentido de ajudar a construir uma parceria forte, sobretudo com as empresas de prestação de serviços de assistência técnica ligadas aos movimentos sociais e organizações não governamentais”.

O Deputado Estadual João Daniel enfatizou a importância da presença dos movimentos sociais naquele momento e parabenizou o novo Diretor da Emdagro. Lembrou as diversas reuniões realizadas com a participação de lideranças para discutir a necessidade de fortalecer a Assistência Técnica e Extensão Rural, e que estava trabalhando na construção de projetos que contribuísse para que isso acontecesse.

Encerrando a solenidade, o Secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral, representando o Governador do Estado, falou sobre a preocupação do governo com o acesso à terra e em fazer com que os agricultores familiares tivessem acesso às políticas públicas. Ele destacou os mais de 1.000 agricultores assentados pelo crédito fundiário e a ação de regularização fundiária, de responsabilidade da Emdagro, que tem entregado títulos de terra a quem ainda não os possui. Informou ainda que o Governo Federal liberou 77 milhões de reais para o Incra em Sergipe que irá permitir o aumento do números de assentados em nosso Estado.
“ Com a sua trajetória política, Gismário irá, com certeza, colaborar com o fortalecimento da Emdagro” disse José Macedo.

Estiveram presentes ao ato de posse Diretores, Conselheiros e Servidores da Emdagro, o Presidente da Pronese, o Superintendente do Incra, pesquisadores da Embrapa, Delegado do MDA em Sergipe, os Prefeitos de Poço Redondo e de Poço Verde, representante da Associação dos servidores da Emdagro e do Sindicato dos Trabalhadores da Extensão Rural, assentados de reforma agrária e representantes dos MST, MPA e outros movimentos sociais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.